Retrato Delfim Moreira

Município: Belo Horizonte
Acervo: Palácio da Liberdade
Proprietário: Governo do Estado de Minas Gerais

Ficha – 7
Nr. registro: 89 RG 036
Nr. Inventário: 445033

Identificação do Objeto
Coleção: Palácio da Liberdade
Nome do termo: Retrato Fotográfico de Delfim Moreira

Classe: Fotografia
Subclasse: Retrato Fotográfico
Autor: Musso
Datação atribuída: século XX
Localização: Salão de Retratos – Palácio da Liberdade
Origem: –
Forma aquisição ( ) coleta ( ) doação ( ) compra ( ) permuta ( ) legado
Doado por: –
Data aquisição: século XX
Assinatura: Musso
Marcas e Inscrições: Assinatura embaixo a direita.
Dimensões: alt.47 cm larg 37 cm
Estado de conservação: ( ) ótimo (X ) bom ( ) regular ( ) ruim ( ) péssimo: Segundo o Inventário feito pelo IEPHA em 2006
Material: fotocromogravura sobre porcelana (convexa) – sépia, molduras em metal purpurinado, interior forrado em veludo verde escuro.
Técnica: Fotocromogravura
Suporte: Porcelana Convexa
Descrição do objeto: Retrato do Presidente de Estado Delfim Moreira Costa Ribeiro, em terno e gravata. Contorno em friso fitomorfo oval. Moldura retangular dourada com quinas fitomorfas ressaltadas.
Observações: –

Análise do Objeto

Dados históricos: governou de 07/09/1914 a 07/09/1918
Características iconográficas: Fotografia datável do século XX, com assinatura de Musso. Representando de terno e gravata o Presidente do Estado da época, Delfim Moreira.
Características estilísticas: Retrato Fotográfico em preto e branco.
Características técnicas: Fotocromogravura sobre porcelana, em sépia, moldura em metal purpurinado, interior forrado em veludo verde.

Notas Sobre Objeto

Informações Adicionais
“Delfim Moreira, bacharel em direito, nasceu no município de Cristina, localizado no sul de Minas. Vindo de uma família importante da elite mineira, era primo de Wenceslau Braz, que também foi governador e presidente. Delfim se destaca por sua participação ativa na vida política, demonstrando bastante interesse no republicanismo mineiro. Ainda durante sua graduação, funda junto a seu primo Wenceslau Brás e outros personagens como Estevão Lobo Leite Pereira e Antônio Carlos Ribeira de Andrada um clube republicano chamado Acadêmico Mineiro. Ainda neste período fundou um jornal intitulado República Mineira – na cidade de São Gonçalo do Sapucaí, no sul de Minas Gerais – e mesmo que vivesse em São Paulo, continua escrevendo artigos para importantes jornais de Minas, se mantendo sempre próximo do republicanismo mineiro. Ao fim do seu mandato como Secretário do interior, Delfim Moreira foi alçado a Presidente do Estado de Minas, de 1914 a 1918, mesmo período que seu primo Wenceslau Brás foi presidente da república. Enquanto presidente do estado, Delfim Moreira deu continuidade ao seu projeto educacional, construindo novos grupos escolares e institutos profissionalizantes, o que ampliou consideravelmente a rede escolar. Em relação ao ensino agrícola, criou em 1915 os aprendizados agrícolas oficiais, em Ouro Fino e Uberaba. Além disso, construiu 18 novos estabelecimentos de educação técnica para o ensino das artes manuais.O governo de Delfim Moreira, também, é marcado pela industrialização que ocorreu no período da guerra. O maior destaque em Minas estava na indústria têxtil, que cresceu significativamente e criou uma grande demanda por mão de obra no ramo.


Registro Digital
Fotógrafo: Poly Acerbi Data: 15/06/2024

Catalogado por: Educativo Palácio da Liberdade Data: 14/06/2024