Cadeira em tesoura tipo romana, dourada, datável do final do século XIX ou início do XX.
Vaso de procedência chinesa, ornado com elementos geométricos e sinuosos, com cena onde se vê uma pessoa e um enorme peixe.
Peça de origem portuguesa, em prata ricamente trabalhada, ao gosto rococó. Presumivelmente do século XVIII ou XIX. Tras um brasão do Reino de Portugal com contraste, não identificado.
Relógio de origem francesa, datável do século XIX (1855), confeccionado ao estilo neoclássico, ornatos diversos, tipo relógio de mesa.
Esta peça é parte do mobiliário de dormitório, confeccionado pela casa Leandro Martins, do Rio de Janeiro, em 1920 para compor o quarto que se destinava a hospedar a Rainha da Bélgica, quando da visita desta e do Rei a Belo Horizonte (1920).
Pintura à óleo sobre tela, nas cores preto, marrom, ocre, bege, vermelho, verde, branco e rosa. Moldura em quatro partes de madeira dourada.
Peça datável do século XX, em comemoração à fundação de Belo Horizonte, prevista pela recém elaborada constituição estadual de 1891.
Fotografia datável do século XX, com assinatura de Musso. Representado de terno e gravata borboleta o Presidente do Estado da época, Afonso Pena.
Fotografia datável do século XX, com assinatura de Musso. Representando de terno e gravata o Presidente do Estado da época, Delfim Moreira.
Fotografia datável do século XX, com assinatura de Musso. Representando de terno e gravata o Presidente do Estado da época, Wenceslau Brás.
Lustre de origem européia datavel do final do século XIX ou início do XX.
Datável do século XIX/XX, escultura em bronze, assinada por Kossowski.
Retrato de Santos Dumont oferecido ao Governo de Minas Gerais pelo Ministro Brigadeiro Henrique Fleurs em 1956.