PROGRAMA EDUCATIVO​

O Palácio da Liberdade realiza programação continuada para educação para o patrimônio cultural, sempre em articulação com a sociedade. As ações de educação buscam integrar os indivíduos, os coletivos, os grupos de estudantes e professores a uma noção de patrimônio cultural como algo próximo a cada cidadão e que faça sentido em suas comunidades.

A participação crescente e diversificada de crianças e adolescentes é um dos grandes objetivos das ações de educação para o patrimônio cultural.

Nesse sentido, o Programa Educativo disponibiliza ferramentas didáticas, capacita professores e recebe visitações escolares no Palácio da Liberdade, com o objetivo de fomentar e expandir a educação cultural e patrimonial.

MATERIAL DIDÁTICO

Jogo “Caminho da Liberdade”

No dia 21 de março, é celebrado o “Dia Mundial da Infância”. A data foi criada pela Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância – e tem como objetivo conscientizar a sociedade acerca da importância desta fase da vida.
Toda criança tem o “… direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantir a ela o exercício pleno desse direito” – Declaração Universal dos Direitos da Criança (aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1959).

Nesse sentido, por meio das ações de “Promoção do Patrimônio”, foi criado um jogo de tabuleiro.

O jogo do Palácio da Liberdade chegará a diversos lares, levando ludicidade, entretenimento e educação para a cidadania e para o patrimônio.

O jogo tem o objetivo de explorar elementos das paisagens culturais ao redor da edificação, estimulando a fruição, a apropriação dos espaços. Ao mesmo tempo, serve como um convite para as crianças significarem e ressignificarem os locais onde vivem, a partir das referências culturais que trazem consigo, potencializando memórias individuais e coletivas.

No tabuleiro, são reproduzidos percursos a partir de pontos estratégicos do entorno desses espaços, como a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte/MG. Tudo associado a uma linguagem infantil.

Neste percurso, prevê-se avanços e recuos, como por exemplo, retroceder, caso o jogador não use máscara, não lave as mãos; e avançar quando parar para contemplar a paisagem, interagir com os outros integrantes do grupo e preservar espécies da região. Cabe ainda, para avançar, relacionar memórias olfativas e/ou gustativas aos ambientes rurais ou urbanos, como o cheiro da pipoca nas praças da cidade.

O jogo é acompanhados por um tabuleiro, um dado e alguns pinos, que podem ser baixados nos links abaixo:

POR DENTRO DO PALÁCIO

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ENCONTRO COM EDUCADORES

Aguarde: em breve, novas turmas serão abertas.


O Projeto “Encontro com Educadores” tem como objetivo a troca de saberes, o compartilhamento de repertórios culturais e a experiência de visitação educativa e escolar no Palácio da Liberdade. 

As inscrições para participar do Encontro presencial ou virtual são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário encontrado aqui.

O Projeto visa sensibilizar professores e educadores para as temáticas relativas à educação para o patrimônio cultural, buscando refletir sobre as formas de ser e de estar no mundo e aprofundando os debates relativos à memória, identidade, cidade, território e bens culturais. 

Nomeado como “Encontro com Educadores: ampliando repertórios culturais”, o Programa antecede o agendamento de visitas escolares e educativas ao Palácio da Liberdade. 

O intuito central do Encontro é trabalhar o Palácio da Liberdade e sua relação, como equipamento cultural, com a cidade e seu entorno, valorizando o espaço como um lugar de trocas e experiências culturais e coletivas, em que conteúdos transversais podem ser descobertos ou redescobertos durante a visitação, seja ela no modo virtual ou presencial. O Encontro é oferecido no formato híbrido, com primeira etapa no modo virtual e a segunda, presencial no Palácio. 

Na primeira etapa, a proposta é que não só os conteúdos ligados ao patrimônio cultural sejam multiplicados pelos educadores, mas também  novas metodologias de ensino-aprendizagem, em que o uso de ferramentas digitais gratuitas possa ser adotado como estratégia de trabalho colaborativo e ensino remoto. 

Já na segunda etapa, presencial no Palácio da Liberdade, o enfoque é na prática da mediação cultural, na ambientação dos espaços e nos itinerários da visita, uma vez que os próprios educadores são também convidados a mediarem a visita com seus grupos.  

VISITAÇÃO ESCOLAR

O Palácio da Liberdade abre suas portas para a visitação educativa.

As visitas ocorrem de quarta a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Para grupos de 15 a 50 pessoas. O público-alvo são alunos da rede pública dos ensinos Fundamental I, Fundamental II e Médio. Inscrições com agendamento prévio pelo link. Mais informações pelo e-mail pl.educativo@appa.art.br.

Importante:

  • A instituição poderá inscrever, no máximo, 50 participantes por agendamento (incluindo os educadores responsáveis).
  • É necessário, no mínimo, um acompanhante para cada 20 participantes, exceto para visita universitária.
  • O cancelamento da visita deve ocorrer com antecedência mínima de 5 dias.
  • Chegue sempre no horário agendado, pois qualquer atraso pode inviabilizar a visita.

Informações: pl.educativo@appa.art.br