Palácio da Liberdade

Palácio da Liberdade terá cinco oficinas para crianças e adultos nestas férias

Os cursos são gratuitos e acontecem a partir de sexta-feira (13), com uma visita imersiva nos ‘’’mistérios’’ do monumento 

O Programa Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade, gerenciado pela APPA – Arte e Cultura, programou cinco oficinas para este mês. Elas começam na sexta-feira (13) a partir de uma visita imersiva nos ‘’mistérios’’ que rondam o monumento e se estendem até o dia 26, com o curso voltado para a confecção de um livreto. As vagas são limitadas, gratuitas, e os interessados devem fazer a inscrição pela plataforma Sympla.

No dia 14, é a vez de descobrir “o que está por trás da tela?” em uma oficina focada em explorar a materialidade dos objetos e as técnicas de restauro utilizadas tanto nas pinturas quanto nas paredes do palacete. Ou ainda interagir com desenhistas na prática Urbans Sketchers, que propõe desenhos a partir da arquitetura, decoração e mobiliário do palacete.

Uma oficina bem-sucedida em edições anteriores, “Descobrindo Materiais do Palácio: Papel Machê”, convida, a partir do dia 18, o público infantil a experimentar a técnica artesanal do papel machê e como empregá-la na confecção de objetos e formas decorativas, contextualizando a arte e aproximando o público do patrimônio cultural e histórico.

Por sinal, as crianças de 5 a 12 anos são um dos principais alvos dos ensinamentos teóricos e práticos. Na oficina “Livro de artista para crianças: caderno dos tempos”, por exemplo, elas aprenderão a confeccionar um livreto para anotar (ou desenhar) suas memórias, acontecimentos e desejos futuros, construindo um caderno temporal.

”As oficinas de férias do Palácio da Liberdade foram criadas de maneira eclética, pensando em diferentes públicos. Temos duas voltadas para o público infantil, de criação, onde elas são convidadas a colocar a mão de massa e fazer coisas que se relacionam diretamente ao nosso acervo. Já as oficinas tanto para o público infantil quanto para o adulto são voltadas para um contexto histórico”, explica Clara Rocha, coordenadora do Educativo do Palácio da Liberdade.

O Palácio da Liberdade está aberto à visitação, por meio do projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, Pronac 193896, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO DO PALÁCIO DA LIBERDADE

VISITAÇÃO PÚBLICA

Visitação ao interior do Palácio: vIsita livre quarta a sexta-feira, das 14h às 17h | sábado e domingo, das 10h às 17h (50 pessoas por vez).

Visitas mediadas: quarta a sexta-feira, às 15h (25 visitantes por grupo) | sábado e domingo, às 11h e 15h (25 visitantes por grupo).

Observação: o acesso continua livre aos jardins, e as inscrições são por ordem de chegada para o interior do palácio, sem hora marcada.

IMPORTANTE

Nas segundas e terças-feira, o Palácio está FECHADO à visitação pública.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS

Mistérios do Palácio: Uma Experiência Imersiva

O Palácio da Liberdade realiza uma visita mediada especial ao entardecer da próxima sexta-feira 13. Os visitantes serão convidados a experienciar uma atmosfera de suspense, através da visita ao local histórico e patrimonial. Explorando acontecimentos da memória local ligados a superstições e fantasias, a mediação aprofunda questões do imaginário regional interligando conhecimento, experiência, memória e identidade coletiva. Proponentes: Thiago Alves, Beatriz Cordeiro, Bárbara Elizei, Michelle Santos e Mariana Vilefort. Equipe de Apoio: Daniel Gonsalez, Lari Azevedo, Raquel Caixeta, Hadassa Rodrigues e Amanda Marzano. Dia 13/1 (sexta-feira), às 17h30. Jovens e adultos a partir de 14 anos, com necessidade dos menores acompanhados). Capacidade para 20 pessoas. Observação: Essa visita não é recomendada para idosos, pessoas com mobilidade reduzida, pessoas com problemas de coração ou Epilepsia Fotossensível, caustrofobia e nictofobia. Ingressos pela Sympla para o dia 13.

Urbans Sketchers

Grupo de desenhistas se reúne para criar desenhos de observação a partir da arquitetura, decoração e mobiliário do Palácio. Dia 14/1 (sábado), das 15h às 17h. Para adultos e crianças. As inscrições serão abertas na hora.

O que está por trás da tela? Visita mediada com foco em restauração

Essa oficina tem o foco em explorar a materialidade dos objetos, as técnicas de restauro já utilizadas tanto nas pinturas quanto nas paredes do Palácio da Liberdade. A reflexão da luz UV é capaz de fazer saltar aos olhos o que não vemos a luz comum, descobrindo segredos encobertos pelo tempo. Com Larissa Alvarenga. Dia 14/1 (sábado) e 22/1 (domingo), às 17h. Para adultos. Capacidade para 15 pessoas.Ingressos pela Sympla para o dia 14 e para o dia 22.

Descobrindo Materiais do Palácio: Papel Machê

Essa oficina tem o objetivo de aguçar a curiosidade do público a partir da diversidade de materiais do Palácio da Liberdade e contextualizar esses materiais dentro da história. Os participantes serão convidados a experimentarem a técnica artesanal de realização do papel machê e como empregá-la na confecção de objetos e formas decorativas. Assim, com ingredientes simples, é possível atingir resultados próximos aos ornamentos que temos nos tetos do Palácio da Liberdade, aproximando o público do nosso patrimônio cultural. Com Nathália Ferreira e Beatriz Cordeiro. Dias 18/01 e 25/01, nas quartas-feiras, a partir das 14h. Para crianças de 5 a 12 anos. Ingressos pela Sympla para o dia 18 e para o dia 25.

Livro de artista para crianças: Caderno dos tempos

A oficina se volta para a confecção de um livreto no qual os participantes são convidados a anotar/desenhar memórias, acontecimentos e desejos futuros construindo um caderno temporal. Com Beatriz Cordeiro, Barbára Elizei, Michelle Santos, Mariana Villefort e Lari Carvalho. Dias 19 e 20/1 e 26 e 27/1 Quintas e sextas-feiras, a partir das 14h. Para crianças de 5 a 12 anos. Ingressos pela Sympla para o dia 19, para o dia 20, para o dia 26 e para o dia 27.

Foto: Poly Acerbi