Última semana de visita à exposição “Uma Noite Sagrada”

Palácio da Liberdade volta à visitação regular a partir desta quarta-feira (4/1); presépios estarão á venda no Centro de Artesanato Mineiro

Esta é a última semana para você visitar a exposição “Uma Noite Sagrada – Presépios de Minas Gerais”, realizada pela Fundação Clóvis Salgado em parceria com o Centro de Artesanato Mineiro (Ceart) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Diretoria de Artesanato. A mostra faz parte do Natal da Mineiridade e está em exibição no Palácio da Liberdade, que voltou as visitas regulares a partir desta quarta-feira (4/1).

Até o domingo (8/1), presépios utilizando diferentes materiais e suportes podem ser apreciados pelos visitantes. Eles foram concebidos por artesãos de cidades do Norte de Minas Gerais, incluindo a região do Vale do Jequitinhonha. A exposição conta com um recorte específico de duas regiões do Estado: o Norte de Minas e o Vale Jequitinhonha.

Nessas duas regiões, mestres artesãos produzem o artesanato tradicional, uma arte popular que faz parte de seu patrimônio cultural. Cada presépio expressa o simbolismo da fé católica, com suas próprias características, refletindo personagens presentes no cotidiano de cada artista: o pescador, o violeiro, o lavrador, o barqueiro e os bichos, dentre outros.

O acervo conta com cerca de 40 peças elaboradas com exclusividade para o evento, Elas foram elaboradas com diversas matérias primas, como argila, fibras naturais, cabaça, ferro e materiais reciclados. Algumas obras também possuem diferentes técnicas tradicionais, como o bordado e o crochê. Elas trazem em si o saber do povo do interior mineiro.

Parte do acervo poderá ser adquirido pelo público a partir de sexta-feira (13/1) no Centro de Artesanato Mineiro, no Palácio das Artes. Desta forma, além de possibilitar o acesso a um acervo único e de afinidade universal, a mostra também cumpre com mais uma contrapartida prevista em termo de Permissão de Uso do Espaço, ao qual há atenção para o compartilhamento e difusão e bens artísticos do artesanato tradicional mineiro.

Quem visitar o Palácio deve ficar atento às regras de visitação e aos horários. O acesso continua livre aos jardins, e as inscrições são por ordem de chegada para o interior do palácio, sem hora marcada, respeitando o limite de 50 visitantes por vez. Já as visitas mediadas atendem a 25 visitantes por grupo. A gestão do Palácio é fruto de um termo de parceria entre o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e a APPA – Arte e Cultura. Seja sempre bem-vindo!

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE VISITAÇÃO PÚBLICA

Visitação ao interior do Palácio: vIsita livre quarta a sexta-feira, das 14h às 17h | sábado e domingo, das 10h às 17h (50 pessoas por vez).

Visitas mediadas: quarta a sexta-feira, às 15h (25 visitantes por grupo) | sábado e domingo, às 11h e 15h (25 visitantes por grupo).

Observação: o acesso continua livre aos jardins, e as inscrições são por ordem de chegada para o interior do palácio, sem hora marcada,

IMPORTANTE

Nesta terça-feira (31/1), o Palácio está FECHADO à visitação pública.

EXPOSIÇÃO

“Uma Noite Sagrada – Presépios de Minas Gerais”: quarta a sexta-feira, das 14h às 17h | sábado e domingo,das 10h às 17h (50 pessoas por vez).

CENTRO DE ARTESANATO MINEIRO (CEART)

A partir do dia 13/1, a visitação acontece de terça-feira a sábado, das 12h às 21h | domingo, das 17h às 20h

Foto: Vítor Cruz/Divulgação