Libertas quae sera tamen

Exposição evidencia participação de Minas Gerais no Bicentenário da Inconfidência

Nome: Libertas Qae Sera Tamen: Percursos Históricos & Imaginários

Onde: Saguão, Hall da escada, Salão de Honra, Salão do Couro, salas da lateral esquerda, Salão de Banquete e Salão do Almoço

Descrição: Nas comemorações do bicentenário da Independência, a mostra explora três marcos temporais da Independência do Brasil: os anos de 1822, 1922 e 2022. A exposição retrata, por meio de objetos históricos e trabalhos contemporâneos, o papel de Minas Gerais na luta pela Independência. Ao todo, 43 peças fazem da mostra, dentre elas, moedas, bandeiras, documentos históricos e fardas, como a usada por Tiradentes na Inconfidência Mineira. Além disso, a exposição conta com trabalhos dos artistas contemporâneos Randolpho Lamonier e Ártemis Garrido. As peças fazem parte do acervo Museu Mineiro, Museu dos Militares Mineiros, Arquivo Público Mineiro, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e do Museu da Memória do Judiciário Mineiro.

Período da exposição: 20/9 a 13/11/2022

Curadoria: Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivos e Equipamentos Culturais (SBMAE)

Parcerias: Museu Mineiro, Museu dos Militares Mineiros, Arquivo Público Mineiro, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Museu da Memória do Judiciário Mineiro.