Palácio da Liberdade será cenário da Via-Sacra em Belo Horizonte

Encenação do Cenarc-BH encena os últimos passos de Jesus Cristo, percorrendo equipamentos do Circuito Liberdade até a igreja da Boa Viagem

O Palácio da Liberdade será cenário, no dia 29 de março, às 19h, do espetáculo “Via Sacra da Liberdade, Festas e Ritos da Fé Mineira – Minas Santa”, um evento promovido pelo Centro Artístico São João Batista (Cenarc-BH), em parceria com o governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult-MG), Fundação Clóvis Salgado, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e Arquidiocese de Belo Horizonte. Essa é a primeira vez que a Sexta-Feira da Paixão tem uma encenação em equipamentos do Circuito Liberdade.

A encenação, que retrata a Via-Crúcis de Jesus Cristo e seus últimos passos na terra, percorrerá os principais pontos do Circuito, começando no prédio que abriga o Iepha na praça da Liberdade, seguindo cortejo pela alameda Liberdade, passando em frente ao Palácio da Liberdade e finalizando pela avenida João Pinheiro e rua Aimorés até a igreja da Boa Viagem. A encenação envolverá mais de 60 atores profissionais e amadores. Artes visuais, teatro, música, patrimônio histórico imaterial estarão no bojo do evento, que tem o objetivo de resgatar as tradições e a identidade cultural de Minas Gerais, a memória afetiva da população em torno das celebrações populares religiosas e o sentimento de pertencimento. Além de promover o turismo religioso em Belo Horizonte, a exemplo de cidades que são conhecidas e visitadas nessa época, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e São João Del-Rei.

Os 14 quadros da Paixão de Cristo, que marcam os últimos momentos de agonia e sofrimento do filho de Deus, se iniciam com a representação cênica do julgamento, condenação e açoitamento de Jesus, e acontecerão defronte ao prédio do Iepha, já na Alameda Central da Praça da Liberdade haverá os encontros de Cristo com Maria, com as mulheres de Jerusalém, com a Verônica e com Simão de Cirene. Diante do Palácio da Liberdade, o público assistirá às cenas do caminho do calvário, crucificação, morte e sermão do descendimento. Nos dois últimos roteiros, os quadros serão comentados por representantes da Igreja Católica. Em seguida, a procissão do enterro percorrerá a avenida João Pinheiro e a rua Aimorés até a igreja da Boa Viagem.

Conheça o grupo

O texto de a Via Sacra da Liberdade é uma versão adaptada de “A Luz da Paixão”, espetáculo apresentado pelo Cenarc há cerca de 25 anos em ruas e praças de Belo Horizonte. A história do Centro Artístico São João Batista começa no bairro Salgado Filho com um grupo apreciador de cultura e arte. O interesse de Dom Serafim, ex-bispo de Belo Horizonte, pelo trabalho fez com que a encenação fizesse parte da programação da Arquidiocese Metropolitana. Em 1996, a convite da Belotur, ela saiu do Salgado Filho para ser exibida na praça da Estação de Belo Horizonte, onde chegou a ser assistida, a cada edição, por 20 mil pessoas, podendo ser considerado o segundo maior evento do Brasil, perdendo apenas para Nova Jerusalém. Após oito anos, o espetáculo se transferiu para o estacionamento do Minas Shopping, onde ficou por mais dez anos, voltando, depois desse tempo, à praça da Estação já totalmente restaurada. Com o encerramento da parceria e patrocínios municipais, o espetáculo deixou de ser apresentado. Dez anos após, retorna com apoio do governo do Estado.

Foto: Poly Acerbi