Palácio da Liberdade abre dia 20 a exposição “São José – O Artesão”

Mostra faz parte da 7ª edição da Semana do Artesão Mineiro e do projeto turístico Minas Santa 2024

O Palácio da Liberdade abre, nesta quarta-feira (20/3), a exposição “São José – O Artesão”, que faz parte da 7ª Semana do Artesão Mineiro e do projeto turístico Minas Santa 2024. A exposição é uma realização do Ministério da Cultura, Governo de Minas e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), por meio da Fundação Clóvis Salgado.

A exposição já tinha sido exibida em 2005 no Palácio das Artes, em homenagem ao Dia do Artesão, criado em comemoração à devoção a São José, em 19 de março. Na época, a iniciativa foi um sucesso e atraiu grande interesse dos artesãos mineiros. Neste ano, a Semana do Artesão Mineiro é uma iniciativa da Fundação Clóvis Salgado, juntamente com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) e o Sebrae Minas.

Exposição

A mostra – que fica em cartaz até o dia 31 – conta com obras de artistas de todo o Estado, nos mais diversos suportes e materiais, como madeira, tinta, cerâmica, papel e tecido, entre outros. As manifestações artísticas da mostra também são amplas e ocorrem nas mais diversas formas, como escultura, pintura, bordado e estandartes.

Para a execução da exposição, Sede-MG, Sebrae Minas e Centro de Artesanato Mineiro fizeram um chamamento público para os interessados em participar da seleção e mais de 100 artesãos de diversos municípios do Estado manifestaram interesse. No Palácio da Liberdade, serão expostos cerca de 70 itens, feitos por 54 artistas de 32 cidades mineiras. Depois do período expositivo, as obras estarão à venda, mas também é possível reservá-las.

“A exposição é uma forma de celebrar a diversidade do artesanato mineiro. Queremos mostrar ao público a riqueza da arte popular de Minas Gerais. Esperamos que seja uma ótima experiência para os visitantes e que ajude a fortalecer ainda mais o vínculo entre a arte, a cultura e o povo de Minas Gerais”, diz Uiara Azevedo, gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado.

No Palácio das Artes

Outras 45 obras foram direcionadas para a Vitrine Especial de São José, no Centro de Artesanato Mineiro, no Palácio das Artes. Elas foram feitas por 30 artistas diferentes, de 14 municípios de Minas Gerais, e todas estão disponíveis para venda imediata. Além da exposição “São José – O Artesão”, a Semana do Artesão promove diversas atividades de 19 a 22 de março em Belo Horizonte e em outros municípios mineiros.

A visitação e a programação educativa/cultural do Palácio da Liberdade contam com patrocínio master da Copasa, realização do Governo do Estado de Minas, por meio da Fundação Clóvis Salgado e do Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Arte e Cultura, por meio de Termo de Parceria firmado em 2023.

Exposição “São José – O Artesão”

Palácio da Liberdade. De 20/3 a 31/3. Terça a sexta-feira, das 12h às 17h30 (última entrada às 17h); sábado, domingo e feriado, das 10h às 17h (última entrada às 16h30). Entrada gratuita. Todas as modalidades de visitação são gratuitas e sujeitas à lotação. Não é necessário retirar ingresso. É exigido apenas um cadastramento na hora da visita.

IMPORTANTE: O Palácio da Liberdade é um espaço de uso híbrido, podendo haver alterações nos dias e horários de acordo com as agendas institucionais.

Fotos: Paulo Lacerda / Divulgação