Palácio da Liberdade terá visitação estendida no dia 14, visita mediada e encenação da “Paixão de Cristo”

Equipamento cultural integra as programações da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas e do projeto Minas Santa

O Palácio da Liberdade participa, mais uma vez, da “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas”, no dia 14, com horário de visitação até as 21h; visita mediada acessível, com tradução em Libras, às 19h30, realizada pelo Educativo do Palácio; e encenação teatral da “Paixão de Cristo”, com o grupo “Dez pras Oito”, de Congonhas, às 19h. O espetáculo faz parte da programação do “Minas Santa”, projeto do Governo do Estado que promove as diversas atividades religiosas na capital mineira e no interior de Minas Gerais. Em 2024, a “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas” acontecerá, bimensalmente, e não mais mensalmente. Os visitantes poderão entrar no equipamento cultural até as 20h30.

“Incluir o Palácio da Liberdade na programação da ‘Noite Mineira de Museus e Bibliotecas’ confere um toque especial ao projeto, considerando a magnitude desse ícone para a cultura e memória de nosso Estado. Aderindo ao horário alternativo proposto, o Palácio expande o acesso da população para visitação espontânea e guiada, incluindo uma visita mediada com intérprete de Libras, democratizando ainda mais o acesso. Oportunidade singular para a comunidade se conectar com a história, memória e cultura de Minas Gerais, oferecendo uma perspectiva única sobre o que já foi o epicentro do poder e que agora se estabelece como um importante ponto cultural de nosso Estado”, afirma Célia Cristina Iglesias Ramos, superintendente de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade.

O município de Congonhas é pioneiro na realização dos autos da “Paixão de Cristo”, na Semana Santa. É uma das encenações bíblicas e celebrações litúrgicas mais antigas do Brasil e referência desde 1960. Os atores do grupo de teatro “Dez Pras Oito” são responsáveis pelos momentos mais importantes da vida de Cristo no adro do Santuário de Bom Jesus do Matosinhos. No Palácio da Liberdade, a encenação acontecerá na escadaria da entrada principal.

Na temporada 2024, a sexta edição da “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas” inaugura uma nova fase, ampliando a participação dos equipamentos culturais. Serão 68 atividades distribuídas por 44 municípios de Minas, um aumento de 47% no número de cidades participantes em relação à edição de 2023. A iniciativa é uma ação do Governo de Minas, com realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS).

A visitação e a programação educativa/cultural do Palácio da Liberdade contam com patrocínio master da Copasa, realização do Governo do Estado de Minas, por meio da Fundação Clóvis Salgado e do Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Arte e Cultura, pelo Termo de Parceria, firmado em 2023.

Fotos: GTO Monte das Oliveiras / Divulgação