Só no dia 17 de dezembro, 7.104 pessoas visitaram o palacete; nos primeiros dois meses deste ano, 17.828 pessoas já passaram pelos jardins e interior do monumento
Exposições, festivais, programação de férias e Natal da Mineiridade contribuem para aumentar o fluxo de visitantes no Palácio da Liberdade, hoje um dos principais cartões-postais do Circuito Liberdade e por mais de 112 anos, antigo centro do poder em Minas Gerais. Desde que seus portões foram abertos ao público, em dezembro de 2022, o palacete eclético que adorna a Praça da Liberdade é palco de vários eventos, ganhando novos públicos. De janeiro a dezembro de 2023, cerca de 227.162 pessoas passaram por seus jardins e interiores, superando o total de 2022. Em janeiro e fevereiro deste ano, 2024, foram 17.828 visitantes, crescimento de aproximadamente 25% em relação ao mesmo período de 2023, quando 13.217 pessoas passaram pelo interior e jardins.
Para Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), responsável pela gestão do espaço, esse sucesso de público é uma conquista: “Além de oferecermos ótimos ‘produtos’ – Palácio da Liberdade, suas várias atrações e diversificada programação –, a crescente visitação é fruto de muita dedicação e muito trabalho. “O palácio é a cereja do bolo chamado Praça da Liberdade, cercada por outras joias de grande variedade em estilos arquitetônicos, incluindo o imponente edifício Niemeyer, projeto do grande arquiteto homônimo. O Palácio da Liberdade também esbanja história, design e paisagismo. É um palácio, agora, de todos os mineiros”, destaca Reis.
No ano passado, o Palácio da Liberdade também bateu o recorde de visitantes em um único dia. No domingo, dia 17 de dezembro, 7.104 pessoas entraram nas áreas interna e externa. Curiosamente, no mesmo ano, o mês de junho registrou o maior número de visitantes, cerca de 49.903, seguido de dezembro (34.458) e julho (25.569). Setembro e outubro quase empataram, com respectivamente 19.323 e 19.370 pessoas.
As visitas ao Palácio também impulsionaram a visitação aos demais equipamentos do Circuito Liberdade, hoje gerido pela Fundação Clóvis Salgado, que integra a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). Atualmente, são 32 equipamentos, sendo o Palácio da Liberdade o centro cultural mais recente do complexo, desde a cessão do espaço para a Secult, em setembro de 2022. Em 2023, o Circuito Liberdade recebeu cerca de 4,5 milhões de pessoas em atividades presenciais e virtuais, um recorde. São também muitos os visitantes que entraram no Palácio pela primeira vez. Esse dado pode ser confirmado nas visitas escolares: professores e alunos afirmam nunca terem pisado no espaço antes.
A antiga sede do Governo de Minas é também um grande museu, uma galeria para exposições como “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil”, “Libertas Quae Sera Tamen”, “Sanctus”, “Ocupação Artística Abril Indígena – Demarcando Mentes e Pensamentos”, “Esculturas” e “Acervo de Compositores – Música Mineira”, que ajudaram a atrair interessados em arte e cultura. Desde abril de 2023, o Palácio da Liberdade assumiu sua vocação como centro cultural, com programação constante e renovada. Segundo a APPA – Arte e Cultura, que correaliza a gestão e a promoção do espaço, a oferta de atividades de educação museal, entre elas “Caça aos Detalhes”, visitas mediadas e oficinas, como as de férias e da Semana da Criança, colaboraram para os números crescentes de visitação.
A visitação espontânea no Palácio da Liberdade ocorre de quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30, com último horário de entrada às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, com último horário de entrada às 16h30. É realizada pelos portões principais, de forma gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos. A visita é por ordem de chegada, com cadastramento feito no local e sujeita à lotação do espaço. Já o acesso aos Jardins é livre de quarta a sexta-feira, a partir de 12h, e aos sábados, domingos e feriados, a partir de 10h. O visitante pode permanecer na área externa até as 18h. O Palácio ainda oferece visitas mediadas, também gratuitas, de quarta a sexta-feira, às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, às 11h e às 15h, sem a necessidade de agendamento.
A visitação e a programação educativa e cultural do Palácio da Liberdade contam com patrocínio master da Copasa, realização do Governo do Estado de Minas, por meio da Fundação Clóvis Salgado e do Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Arte e Cultura, por meio de Termo de Parceria firmado em 2023.
Foto: Poly Acerbi