Evento acontece às 10h em frente aao monumento e terá apresentação da banda da Polícia mIlitar de Minas Gerais
A tradicional troca de guarda governamental do Palácio da Liberdade acontece neste domingo (7), às 10h, na praça da Liberdade. O evento é promovido pela Polícia MIlitar de Minas Gerais (PMMG) e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e tem duração aproximadamente 30 minutos.
A cerimônia é um conjunto de ritos militares que chamam a atenção de moradores e turistas. Um pelotão atravessa a alameda central da Praça da Liberdade, acompanhados pelos Dragões da Inconfidência, a exibição de cadetes e pela Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Tradição histórica, a cerimônia apresenta um conjunto de ritos militares que se destacam pela beleza, sincronia e precisão dos movimentos. Ao final, o público é convidado a adentrar os jardins do Palácio pelos portões principais, onde poderá desfrutar da beleza dos jardins e visitas as instalações do Palácio.
Viaturas históricas
Além disso, está de volta aos jardins a curiosa exposição de quatro viaturas históricas da PMMG — um Chevrolet Opala 1974; um Chevrolet veraneio 1972, que foi camburão do Batalhão de Policiamento de Choque; um jipe Willys CJ5 1968 com tração integral, que era usado patrulhas de terrenos acidentados e de difícil acesso; e um VW fusca1981, que fazia rondas na capital mineira. Eles ficarão dispostos para que os visitantes possam tirarr selfies e fotos.
A realização é do Ministério da Cultura, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado e Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Arte e Cultura. Viabilizado pelo projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, Pronac 193896, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. O patrocínio é da Copasa.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE VISITAÇÃO PÚBLICA
Visitação ao interior e aos jardins do Palácio: o acesso é pelo PORTÃO PRINCIPAL, com inscrições POR ORDEM DE CHEGADA para o interior da edificação.
Visita espontânea ao interior da edificação: quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) | Sábado e domingo, das 10h às 17h, com último horário de entrada às 16h30 (acesso ao interior e aos Jardins gratuitos com grupos de, no máximo, 50 pessoas por vez).
Visita mediada ao interior e aos jardins: quinta e sexta-feira, às 16h30 | Sábado e domingo, às 11h e às 15h (acesso ao interior e aos Jardins gratuito com grupos de, no máximo, 25 pessoas por vez).
Visita livre aos jardins: quarta a sexta-feira, das 12h às 18h, com encerramento da visita às 18h | Sábado e domingo, das 10h às 18h, com encerramento da visita às 18h.
TROCA DE GUARDA
Em frente ao Palácio da Liberdade. Dia 7 (domingo), às 10h, com apresentação da Banda de Música da PMMG e mostra de viaturas históricas nos Jardins.
EXPOSIÇÃO “SANCTUS”
Sala Rosa do Palácio da Liberdade. De quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h); sábado e domingo, de 10h às 17h (último horário de entrada às 16h30). Ate14/5. “Sanctus” também pode ser visualizada de forma virtual no Instagram / @palaciodaliberdademg
ARTE INDÍGENA
Ocupação Artística Abril Indígena – Demarcando mentes e pensamentos: Celebra as histórias e a produção cultural e artística de matriz indígena em Minas. Quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) | Sábado e domingo, das 10h às 17h, com último horário de entrada às 16h30. Até 7/5.
Exposição “Abya Yala”: com estandes para venda de arte indígena, como bonecas, crochês, cestarias, peças em madeira, tecidos, vestimentas, biocolares e acessórios dos povos Kambiwá, Pataxó e de povos originários da Bolívia e do Peru. jardins do Palácio. Quarta a sexta-feira, das 12h às 18h, com encerramento da visita às 18h | Sábado e domingo, das 10h às 18h, com encerramento da visita às 18h. Até 6/5.
Fotos: Márcio Luiz Chaves/PMMG/Divulgação