Esta é a última oportunidade de ver joias raras dos acervos do Palácio da Liberdade e da igreja da Boa Viagem. Não perca!
A exposição “Sanctus” se encerra no dia 14 de maio. De acordo com levantamento realizado pelo Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade, entre 30 de março e 7 de maio, cerca de 11.608 pessoas que visitaram o Palácio da Liberdade tiveram a oportunidade única de admirar as obras raras. A mostra também inaugurou um novo espaço de exposições no palacete eclético, a Sala Rosa, que fica localizada no torreão esquerdo. Esta é a primeira vez que peças de cunho religioso dos acervos do Palácio e da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem são exibidas ao público. A mostra é uma correalização da Fundação Clóvis Salgado e APPA – Arte e Cultura. O espaço do Palácio tem o patrocínio da Copasa.
A imagem original da padroeira da capital mineira, Nossa Senhora da Boa Viagem, guardada na capela demolida que deu lugar ao atual templo católico, e um belíssimo vitral descoberto por Rodrigo Câmara durante o trabalho de curadoria são os destaques da mostra. O vitral é uma joia rara de decoração e fazia composição com a Sala de Banquete – a peça havia sido retirado para a instalação do elevador do palacete. A exposição fez parte do Projeto Minas Santa, lançado pelo Goveno de Minas para promoção da Semana Santa no Estado, e do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística.
Outros destaque da exposição são os cálices, patenas (pequenos pratos utilizados nos atos litúrgicos durante a comunhão), coroas, castiçais, documentação histórica do Palácio, como três telas com informações sobre a história de sua construção, de seu acervo e de artistas que serão inventariados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) para integrar o acervo da Pinacoteca e do Centro de Patrimônio Cemig.
Confira o vídeo que um dos curadores da mostra, Rodrigo Câmara, fez especialmente para nosso site:
Cãmara fez a curadoria em parceria com o padre Marcelo Souza e Silva, pároco da Boa Viagem. “É com muita alegria que fechamos neste domingo a exposição “Sanctus”, que inaugura a nova galeria de exposições temporárias do Palácio da Liberdade. Os mais de 7.000 visitantes mostram o grande interesse do público em projetos que mostrem nossa história, arte e cultura”, destaca Câmara.
“Fico feliz em ver famílias inteiras visitando o Palácio e matando a curiosidade de saber o que existia atrás dos portões, agora abertos para o público, e saindo encantadas com a beleza do Palácio”, acrescenta. A exposição “Sanctus” também pode ser visualizada de forma virtual no Instagram @palaciodaliberdademg.
A realização é do Ministério da Cultura, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado e Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Arte e Cultura. Viabilizado pelo projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, Pronac 193896, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. O patrocínio é da Copasa.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE VISITAÇÃO PÚBLICA
Visitação ao interior e aos jardins do Palácio: o acesso é pelo PORTÃO PRINCIPAL, com inscrições POR ORDEM DE CHEGADA para o interior da edificação.
Visita espontânea ao interior da edificação: quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) | Sábado e domingo, das 10h às 17h, com último horário de entrada às 16h30 (acesso ao interior e aos Jardins gratuitos com grupos de, no máximo, 50 pessoas por vez).
Visita mediada ao interior e aos jardins: quinta e sexta-feira, às 16h30 | Sábado e domingo, às 11h e às 15h (acesso ao interior e aos Jardins gratuito com grupos de, no máximo, 25 pessoas por vez).
Visita livre aos jardins: quarta a sexta-feira, das 12h às 18h, com encerramento da visita às 18h | Sábado e domingo, das 10h às 18h, com encerramento da visita às 18h.
ATIVIDADES PARALELAS
Visitas educativas: de quarta a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Para grupos de 15 a 50 pessoas. O público-alvo são alunos da rede pública do ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio. Inscrições com agendamento prévio pelo link. Mais informações pelo e-mail pl.educativo@appa.art.br.
EXPOSIÇÃO “SANCTUS”
Sala Rosa do Palácio da Liberdade. De quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h); sábado e domingo, de 10h às 17h (último horário de entrada às 16h30). Até 14/5. “Sanctus” também pode ser visualizada de forma virtual no Instagram / @palaciodaliberdademg
IMPORTANTE
O Palácio está FECHADO à visitação às segundas e terças-feiras.
Todas as modalidades de visitação são GRATUITAS. Não é necessário retirar ingresso.
Foto: Poly Acerbi