Palácio da Liberdade recebe jovens aprendizes da Copasa

Atividades propõem reflexões sobre profissionais do passado e do futuro e acerca da preservação do patrimônio cultural

O Palácio da Liberdade recebe nesta terça (22) e quarta (23), em uma visita especial, o grupo de jovens aprendizes da Copasa. O Programa Educativo e Receptivo do Palácio da Liberdade, que promove visitas mediadas e atividades educativas, oferece essa ação de reciprocidade à Copasa, que é patrocinadora do espaço. Ao todo, serão 160 jovens aprendizes que participarão da visita educativa mediada ao Palácio.

As visitas dos jovens aprendizes ao Palácio possibilitam uma experiência reflexiva e transversal a um equipamento histórico de importância cultural, política e arquitetônica, segundo Maria Clara Rocha, coordenadora educativa. Eles são convidados a desenvolver o olhar observador acerca do espaço e de seus elementos para construir uma consciência sobre a preservação dos bens culturais.

Como jovens em processo de profissionalização, a visita também tem como foco as profissões desenvolvidas no Palácio, tanto em sua construção quanto na sua manutenção. Um dos pontos abordados é uma reflexão sobre os trabalhadores que ergueram a nova capital e os trabalhadores de hoje.

Reflexão

A equipe do receptivo e educativo do Palácio propõe ainda, aos visitantes do espaço, uma reflexão crítica sobre a desvalorização histórica de algumas profissões de base para nossa sociedade no passado e as possíveis indagações para imaginar as profissões que surgirão em um futuro próximo.

João Gabriel Silva Resende, jovem aprendiz da Unidade de Serviço de Comunicação Institucional, ficou encantado com a visita ao Palácio. A entrada do espaço, as pinturas do teto, a escadaria e a gruta foram alguns dos locais que chamaram a atenção dele: “Foi uma experiência nova. Eu nunca tinha ido antes. Achei muito bonito”.

O patrocínio da Copasa possibilita uma diversidade de atividades gratuitas para o público no Palácio, como visitas educativas, formação de professores e ações de promoção do patrimônio cultural. As visitas para grupos ocorrem mediante agendamento prévio. Mais informações pelo e-mail pl.educativo@appa.art.br.

Essa ação foi viabilizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 193896), com patrocínio da Copasa, correalização da APPA — Arte e Cultura e realização do Iepha-MG, Circuito Liberdade, Governo do Estado de Minas, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serviço

Visita jovens aprendizes da Copasa: dias 22/11 (terça) e 23/11 (quarta), das 9h às 10h e das 15h às 16h.

Fotos: Maria Clara/Receptivo e Educativo do Palácio