Icônico atrativo está cada vez mais integrado às atividades culturais da cidade e abre as portas para os Concertos Primaveris e o roteiro “Passeio pela História”
O Palácio da Liberdade está com uma programação diversa neste fim de semana. Além da estreia da exposição “Libertas Quae Sera Tamen: Percursos Históricos & Imaginários”, que permanece em cartaz até 13 de novembro, outros dois eventos ocorrem neste domingo (25/9): o Concertos Primaveris, da Fundação Clóvis Salgado, e o roteiro “Passeio pela História”, promovido pela Casa Fiat de Cultura.
Quem visitar a área interna do Palácio poderá passar pela exposição “Libertas Quae Sera Tamen” que retrata, por meio de objetos históricos e trabalhos contemporâneos, o papel de Minas Gerais na luta pela Independência.
A mostra ocupa o saguão, o hall da escadaria, os salões de Honra, do Couro, do Banquete e do Almoço. Novos espaços também serão incorporados à visitação.
Ao todo, 43 peças fazem da mostra uma homenagem ao bicentenário da Independência. São moedas, bandeiras, documentos e fardas, como a usada por Tiradentes na Inconfidência Mineira. Além disso, a exposição conta com trabalhos dos artistas contemporâneos Randolpho Lamonier e Ártemis Garrido.
Concertos Primaveris
No domingo (25/9), a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), apresenta às 10h a segunda edição dos “Concertos Primaveris”, com os instrumentistas da Banda Sinfônica do Curso de Música. A entrada é gratuita.
Nos Concertos Primaveris, o repertório traz dez obras que passeiam por ritmos tipicamente brasileiros, como o baião e o axé, além de arranjos de compositores célebres como o maestro italiano Ennio Morricone (“Gabriel´s Oboe”), “Pantanal”, do mineiro Marcus Viana, bandas reconhecidas, como Bon Jovi e Beatles, e obras do argentino Astor Piazzolla. A regência é do maestro Gilson Silva.
“Passeio pela História”
Em uma parceria com a Casa Fiat de Cultura, o palacete ainda recebe o evento “Passeio pela História”, dentro da programação da 16ª Primavera de Museus, que faz uma passagem pelo coreto por volta das 11h20. Os ingressos já estão esgotados.
O roteiro “Passeio pela História” possui como foco a transferência da capital de Ouro Preto para a região do Arraial do Curral del Rei, retratada por Cândido Portinari, no painel “Civilização Mineira” (1959), a história do Palácio da Liberdade e do Palácio dos Despachos, onde a Casa Fiat de Cultura está instalada desde 2014.
O passeio se encerra nos lindos Jardins da antiga sede administrativa do governo de Minas Gerais, onde serão apresentadas lendas que envolvem o local e uma revisão crítica sobre a história de Belo Horizonte.
Visitação pública
A visitação pública ao Palácio da Liberdade continua normal neste fim de semana – com estes atrativos a mais. O público terá acesso à parte interna do Palácio e seus Jardins, à exposição “Libertas Quae Será Tamen”, aos Concertos Primaveris e ao evento “Passeio pela História”. Os horários para visitação podem ser conferidos neste link.
Serviço – visitação pública usual
–Visita aos Jardins (acesso aos Jardins e à Sala de Cinema): dias 24/09 (sábado) e 25/09 (domingo).
– Visita Mediada aos Jardins: dias 24/09 e 25/09 (domingo)
– “Caça aos Detalhes”: dias 24/09 (sábado); e 25/09 (domingo).
– Retirada de ingressos: Plataforma Sympla, a partir de 22/09 (quinta).
Serviço – outras atividades
–16ª Primavera dos Museus (com o roteiro “Passeio pela História”): dia 25/09 (domingo),
–Concertos Primaveris: dia 25/09, às 10h. Inscrições pela Sympla
–Visitação Escolar e Educativa: dias 28/09 (quarta) e 29/9 (quinta). Atividade ocorre por agendamento prévio. Informações pelo e-mail para pl.educativo@appa.art.br.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER EM SUA VISITA AO PALÁCIO:
* Cheque as regras de visitação, porque a pandemia ainda não acabou.
* A retirada de ingressos é obrigatória para crianças a partir de dois anos de idade;
* A entrada para o público é realizada pelo portão da avenida Cristóvão Colombo;
* A visitação pública tem duração média de 50 minutos e está aberta a pessoas de todas as idades;
* Só retire seu ingresso se você tiver certeza que poderá comparecer no dia e horário selecionados.
Mais informações:
pl.educativo@appa.art.br
FOTO: Poly Acerbi