Inventário 89 V 013
Espécie: Objeto ornamental
Localização: Salão Nobre
Material/Técnica: Cerâmica/policromia
Natureza: Objeto utilitário
Época: Século XIX/XX
Autoria:
Estado de Conservação: Bom
Especificação do estado de conservação: Pequenas perdas na cerâmica, perdas e abrasões na pintura, sujidade aderida.
Descrição: Vaso de linha cônica, centro abaulado, boca larga em friso meia-cana; borda resaltada em friso à grega. Ornamentos em elementos florais, fitomorfos, geométricos e pássaros em cores vivas. Duas cenas em relevo, delimitada por friso em forma de coração. Em uma cena se vêm duas figuras masculinas, vestidas de modo oriental. Ambas trazem às mãos um pergaminho em rolo. Estão em meio às árvores e entre eles aparece uma cachoeira e, ao fundo, à direita, dois pagodes. Na outra cena aparecem três figuras humanas, uma feminina em posição de ioga, uma masculina com leque e uma outra (perdeu a cabeça). Todas trajam vestidos orientais. Estão em meio às árvores e um riacho.
Marcas/Inscrições/Legendas:
Características Técnicas: Cerâmica policromada em verde, azul, branco, marrom, vermelho, preto, ocre, cinza, roxo e dourado.
Caracterísitcas Tipológicas: Vaso de procedência chinesa, com motivos florais e fitomorfos, presumivelmente do final do século XIX ou início do século XX. Ornada por motivos florais, fitomorfos e geométricos. Pássaros, cenas com pessoas vestidas em trajes orientais.
Dimensões
Altura: 34,5cm
Diâmetro: 32cm
Registro Digital
Fotógrafo:
Catalogado por: Coordenação Museal, 2024