Tinteiro de prata

Inventário no 752923 No 89 TN 001

Tinteiro de prata, cristal, lavragem e lapidação.

Objeto utilitário – objeto de escritório.

Dimensões: altura = 17,5cm – largura = 42cm – profundidade = 25cm.

Estado de conservação: Regular (perda de partes no abridor de cartas, amassado na ponta, tampa do recipiente de tintas solta, abrasões ligeiras).

Descrição: Peça de forma retangular, sobre pés curvos em rocalhas, frisos sinuosos e acantos, suporte em elemento cordiforme com volutas, folhagens e concheados. Borda recortada em curvas e contra-curvas, delimitada por frisos em C, S, virgulados, rocalhas e elementos ovulados. No arremate superior cartela cordiforme, contornada por dois S, acantos, folhagens, C e virgulados. Centrada por elemento em forma de frontão, vazado, contornado por frisos, em C e S, acantos, molduras. Dois elementos quadrangulares recortados em acantos e frisos em C e S, para encaixar os recepientes para tinta. Dois suportes em C para encaixar o abridor de cartas. Dois recipientes para tinta em cristal lapidado. Abridor de cartas, em forma de punhal recortado, cabo recortado em elemento cordiforme com brasão do Reino de Portugal.

Técnica: Peça em cristal martelada, repuxada, burilada, cinzelada, fundida, peças soldadas e atarrachadas. Dois recipientes para tinta em cristal.

Tipologia: Peça de origem portuguesa, em prata ricamente trabalhada, ao gosto rococó. Presumivelmente do século XVIII ou XIX. Tras um brasão do Reino de Portugal com contraste, não identificado. Ornado por rocalhas, elementos em S, C e virgulados: cartelas cordiformes, acantos, flores, elentos imbricados, folhagens, ovulados. Brasão do Reino Português: cinco castelos e coroa real.

Atualmente em escritório aberto a visitação no piso inferior

Registro Digital
Fotógrafo: Poly Acerbi Data: 22/08/2024

Catalogado por: Coordenação Museal 19/08/2024