Salva 89 V 006

Inventário 89 V 006

Espécie: Objeto ornamental

Localização: Salão Vermelho

Material/Técnica: Porcelana/pintura/douramento/bronze/fundição

Natureza: Objeto utilitário

Época: Século XIX/Final

Autoria: Frago Nars

Estado de Conservação: Bom

Especificação do estado de conservação: Pequenos desgastes e abrasões na pintura, oxidação do bronze, sujidade aderida, emassamentos no metal.

Descrição: Salva de formato elíptico, borda aberta, arrematada por friso em meia-cana, decorado em motivos fitomorfos. Base em bronze, vazada, com elementos curvos e circulares, apresentando quatro pés em garras encimados por folhagens. Das extremidades pendem duas gregas que se unem à salva, decoradas em motivos fitomorfos. Pintura com representação de dois casais vestidos ao gosto do século XIX, com paisagem ao fundo. Ornatos laterais em guilhocês e folhagens sobre fundo azul. Pintura externa lisa, na cor verde.

Marcas/Inscrições/Legendas:

Características Técnicas: Peça executada em porcelana com pintura, arremate em folha de bronze na borda, base também em bronze fundido, composto por várias partes unidas, através de solda e parafusos.

Caracterísitcas Tipológicas: Peça de origem inglesa, datável presumivelmente do final do século XIX elaborada ao gosto eclético, utilizando elementos neoclássicos e decoração típica, do barraco tardio francês. Ornado por pintura com paisagem, motivos fitomorfos, guilhocês.

Dimensões: 10 cm x 34 cm x 18 cm

Registro Digital
Fotógrafo:

Catalogado por: Coordenação Museal, 2024