Relógio de Mesa

Município: Belo Horizonte
Acervo: Palácio da Liberdade
Proprietário: Governo do Estado de Minas Gerais

Inventário no 752337 No 89 RL 002

Identificação do Objeto
Coleção: Palácio da Liberdade
Nome do termo: Relógio de mesa de madeira, bronze, esmalte, vidro, recortes, fundição e madeira


Classe: Objeto mecânico – medição de tempo
Datação atribuída: 1855
Localização: Escritório aberto a visitação no piso inferio
Forma aquisição ( ) coleta ( ) doação (x) compra ( ) permuta ( ) legado
Dimensões: altura = 42,5cm – largura = 24,5cm – profundidade = 16cm

Estado de conservação: ( ) ótimo ( ) bom ( x ) regular ( ) ruim ( ) péssimo


Descrição do objeto: Relógio à guisa de torreão,base retangular, frente ornada em acantos e festões vazados, contorno superior em friso de folhagens. Parte central em caixa retangular, faces envidraçadas, quinas dianteiras em colunas, base perolada e capitel compósito, centro superior com mostrador, de forma circular, contorno em estrias e frisos perolados; é esmaltado em branco com pintura de motivos florais; números arábicos e ponteiros em metal amarelo recortados, guarnecidos por vidro côncavo. Parte superior semelhante à frontão arqueado, contorno inferior em frisos de folhagens; ângulos com pináculos ornados em gomos e pinhas; frente em acantos vazados com pinha; arremate central, em compoteira, ornada em folhagens, perolados, frisos retorcidos e pinha com alças fitomorfas. Pêndulo de forma circular, ornado em arabesco de concheados e folhagens.

Análise do Objeto

Dados históricos: Esta peça é parte do mobiliário de dormitório, confeccionado pela casa Leandro Martins, do Rio de Janeiro, em 1920 para compor o quarto que se destinava a hospedar a Rainha da Bélgica, quando da visita desta e do Rei a Belo Horizonte (1920). Diário de Minas. Belo Horizonte, 13 setembro, 1920 – p.1


Técnica: Peça composta em várias partes: madeira recortada e envernizada, cinco partes de vidro, ornamentos em bronze fundido, engrenagem em metal amarelo, mostrador com portinha, parte posterior também com porta, partes atarrachadas, pintura em azul, verde, vermelho no mostrador esmaltado.

Tipologia: : Relógio de origem francesa, datável do século XIX (1855), confeccionado ao estilo neoclássico, ornatos diversos, tipo relógio de mesa. Ornado por festões, acantos, capitéis, compósitos, pináculos, gomos, pinhas, compoteiras, frisos retorcidos, frisos folhagens, arabescos em concheados e acantos, recortes curvos, pintura em motivos florais, perolados.

Registro Digital
Fotógrafo: Poly Acerbi Data: 22/08/2024

Catalogado por: Coordenação Museal 19/08/2024