O Brinde

Município: Belo Horizonte
Acervo: Palácio da Liberdade
Proprietário: Governo do Estado de Minas Gerais

Ficha – 10
Nr. registro 89: PC 002
Nr. Inventário: 000043

Identificação do Objeto
Coleção: Palácio da Liberdade
Nome do termo: Mesa de almoço, hora do brinde
Classe: Pintura
Subclasse: Pintura cavalete
Autor: Carlos Oswald
Datação atribuída: Século XIX – 1889
Localização: Sala de Almoço
Forma aquisição ( ) coleta ( ) doação ( ) compra ( ) permuta ( ) legado
Doado por: –
Data aquisição: //___
Assinatura: Carlos Oswald
Marcas e Inscrições: Assinatura embaixo à direita
Dimensões: alt.94 cm, larg 104 cm – Moldura: alt. 97 cm, larg 118 cm
Estado de conservação: ( ) ótimo (x) bom ( ) regular ( ) ruim ( ) péssimo: Segundo inventário feito pelo IEPHA em 2006
Material: Óleo sobre tela
Técnica: Pintura óleo sobre tela
Suporte: Tela
Descrição do objeto: Cena representando nove fiquras masculinas em terno e gravata, dispostos em volta de uma mesa sobre a qual aparecem taças cheias, bandejas com frutas, pratos, talheres e vaso com fores. A figura à direita em pé, ergue um brinde com a taça (presidente Bias Fortes). Assentados aparecem à direita Frederico Stekel e Olímpio de Assis (de costas). À esquerda, Afonso Pena e Pedro Sigaud. Primeiro plano em pé aparecem da direita para a esquerda Francisco Bicalho, Dr. Lobo, Francisco Sales e Adalberto Ferraz. Ao fundo à esquerda aparece garçom com bandeja suspensa. Ao centro lustre com quatro bocais. Moldura retangular contornada por friso de óvulos e com os cantos ornados em folhagens douradas.
Observações: –

Análise do Objeto

Dados históricos: Pintura assinada por Carlos Oswald, datável de 1889.
Características iconográficas: Cena representando o banquete oferecido pelo Presidente do Estado de Minas Gerais, Bias Fortes, em 1898, à Comissão Construtora de Belo Horizonte, nos Jardins do Palácio Presidencial, onde se encontravam presentes as pessoas mencionadas na descrição.
Características estilísticas: –
Características técnicas: Pintura à óleo sobre tela, nas cores preto, marrom, ocre, bege, vermelho, verde, branco e rosa. Moldura em quatro partes de madeira dourada.

Informações Adicionais
A obra passou por restauro em 1988. No dia 3 de janeiro de 1898, a comissão construtora da Nova Capital foi desativada e com a finalização das obras do Palácio da Liberdade, o então presidente de Minas Gerais na época, Bias Fortes, ofereceu para os membros da comissão o primeiro banquete realizado no Palácio. Esse evento foi registrado através da pintura feita pelo Carlos Oswald, nessa pintura nomeado O Brinde, temos representados, Bias Fortes de pé, à direita, erguendo um brinde. Sentados à mesa estão: à direita, Frederico Steckel, e de costas Olímpio de Assis; à esquerda sentados temos, Afonso Pena e Pedro Sigaud. Em pé, da direita para a esquerda, estão Francisco Bicalho, DR. Lobo, Francisco Sales e Adalberto Ferraz.

Registro Digital
Fotógrafo: Poly Acerbi Data: 18/03/2024

Catalogado por: Educativo Palácio da Liberdade Data: 14/06/2024