Inventário 89 LU 006
Espécie: Objeto iluminação
Localização: Hall superior (lustre da escadaria princila)
Material/Técnica: Bronze/cristal/vidro
Natureza: Objeto utilitário
Época: Século XIX/XX
Autoria:
Estado de Conservação: Bom
Especificação do estado de conservação: Muita sujidade acumulada, oxidação dos metais, algumas das mangas em forma de vela estão bambas.
Descrição: Lustre com trinta e nove lâmpada. Eixo central cilíndrico, ornado por elementos abertos em forma de flores, de pétalas recortadas. Nas extremidades, ao centro, três elementos grotescos tocando trombetas. Seis braços curvos inferiores, revestidos por folhagens; da extremidade se desprende um elemento em espiral, com duas arandelas circulares, bocal cilíndrico, ornado por elementos fitomorfos. Seis braços curvos superiores, frisos retorcidos, extremidade se divide em quatro outros braços curvos, envolvidos por laços, x com quatro arandelas circulares e bocais, com elementos fitomorfos. Apresenta três lâmpadas na extremidade superior. Todo ornado em correntes com contas de cristal facetadas, arrematadas por pingentes em forma de gota. Mangas em forma de vela.
Marcas/Inscrições/Legendas:
Características Técnicas: Lustre com armação em bronze fundido, em partes desmontáveis, pingentes e contas em cristal lapidadas, mangas de vidro com trinta e nove lâmpadas, preso ao forro por corrente de metal.
Caracterísitcas Tipológicas: Lustre datável do final do século XIX ou início do XX, de origem europeia, ornado em pingentes e contas de cristal facetados. Ornados por folhagens, flores de pétalas recortadas, três figuras grotescas tocando trombeta, frisos retorcidos, mangas em forma de vela, pingentes e contas de cristal facetado.
Registro Digital
Fotógrafo:
Catalogado por: Coordenação Museal, 2024