Divã

Inventário 89 D 010

Espécie: Móvel descanso

Localização: Quarto de Vestir (Também conhecido como Quarto da Raínha ou Quarto do Governador)

Material/Técnica: Madeira/bronze/tinta/tecido/recortes/fundição

Natureza: Mobiliário

Época: Século XX

Estado de Conservação: Regular.

Especificação do estado de conservação: Oxidação dos metais, perdas e abrasões do documento e pintura, descoloração e manchas no estofamento

Descrição: Divã estruturado em madeira retangular, estofamento em tecido na cor bege. Encosto reclinado, contornado por friso dourado, com rosáceas; ao centro losango com folhagens e máscara antropomorfa. Assento reto. Aba ornada com frisos sinuosos, rosácea, folhagens e frutos (nos cantos), coroa de louro, palmetas, elementos fitomorfos e estrelas (ao centro). Pés retangulares, emoldurados, com elementos fitomorfos, adaptados com rodinhas.

Características Técnicas: Peça em madeira recortada, pintada de cinza (laqueada), ornamentos em bronze fundido, fixado por pregos, estofamento em tecido bege com padronagem fitomorfa, preso por percevejos, pés com rodinhas.

Caracterísitcas Tipológicas: Móvel do início do século XX (1920), cópia do estilo Luís XVI (rococó). Ornado por losangos com máscaras antropomorfas, rosáceas, folhagens, coroa de louro, elementos fitomorfos, palmetas e estrelas de cinco pontas.

Dados históricos: Esta peça é parte do mobiliário de dormitório, produzido pela Casa Leandro Martins, do Rio de Janeiro, em 1920, por encomenda do Governo de Minas, para compor o quarto que se destinava a hospedar a rainha da Bélgica, quando da visita desta e do rei à Belo Horizonte (1920).

Dimensões: 69 cm x 77 cm x195 cm

Registro Digital
Fotógrafo: Poly Acerbi

Catalogado por: Coordenação Museal