Visitas educativas retornam ao Palácio da Liberdade após o fim das férias escolares

Atividade democratiza o espaço e cria sentimento de pertencimento; alunos e professores de escolas públicas que nunca pisaram no cartão-postal da praça se encantam com sua história e curiosidades

Desde quando foi aberto ao público, em 2021, o Palácio da Liberdade virou um espaço democrático para todos os públicos. Educadores e estudantes de escolas públicas, principalmente em áreas periféricas da cidade, que nunca haviam pisado em espaços como esse, têm as visitas educativas como uma oportunidade única. Desde 2022, o Educativo do Palácio já atendeu quase 4.000 estudantes.

“As visitas mediadas do Palácio da Liberdade voltadas para as escolas são momentos mágicos. Momentos de encontro com você mesmo, com o outro, com a sua cidade. Momentos de provocação, de reflexão, de construção. São momentos de aprendizagem e descobertas. Inclusive de descobrir que esse espaço pode ser frequentado por todos, que também pertence a eles”, afirma Suely Monteiro, coordenadora do Educativo.

A curadoria dessa ação é feita pela equipe do Educativo, que pesquisa e estuda para recebê-los, explica Suely. “O mais importante é que nos preparamos também para ouvi-los. Estamos falando de encontros, conexões, descobertas e todos temos muita a ensinar e aprender. É sempre uma via de mão dupla. É isso que faz com que esses momentos se tornem mágicos para os alunos e também para nós, mediadores”, acrescenta.

Alunos das escolas municipais como, Dora Tomich Laender, do bairro Minas Caixa, em Venda Nova, e Sebastião Guilherme de Oliveira, do bairro Olaria, no Barreiro, já participaram da visita mediada no ano passado. As crianças, com idades entre 9 e 12 anos, descobriram a história do monumento e se envolveram em atividades lúdicas.

Na dinâmica, as cerca de 30 crianças das escolas municipais foram divididas em dois grupos de 15: enquanto um está na visitação, o outro participa da atividade complementar. Essa era a primeira vez que tanto alunos quanto professores estavam pisando no palacete da praça da Liberdade.

Flávia Justino, professora de geografia, matemática e história da Escola Municipal Dora Tomich Laender, fala dessa emoção: “É um misto de alegria e gratidão, uma realização profissional por proporcionar aos meus alunos a chance de estarem ali, de viverem um momento que pode ser único para muitos deles”.

“Fiquei encantada por estar num lugar que conta tanto sobre a história de Belo Horizonte e também de Minas Gerais, imaginar que por aqueles caminhos também passaram pessoas como Juscelino e mesmo os reis belgas, que tanto encantaram meus alunos. Isso é uma realização pessoal, estar nesse lugar de tantas vidas, tantas histórias”, complementa.

Desde que começou o projeto, Flávia Justino tem incentivado os alunos à participação. “A escola está em um lugar de vulnerabilidade social em Venda Nova, boa parte vem da comunidade do Borel e essa é uma oportunidade de conhecerem um pouco sobre a história de Belo Horizonte”, enfatiza.

“A proposta é, depois das visitas, chegar à escola para discutir em grupo o que viram, produzir um podcast, fazer desenhos e montagens apresentando os espaços visitados”, resume Flávia. Os trabalhos serão exibidos em uma feira cultural da escola em setembro, cujo tema é a mineiridade.

Durante o tour ao Palácio, as crianças não esconderam o encantamento com o que viram e aprenderam. Um fato em especial chamou a atenção delas: a visita dos reis da Bélgica Alberto e Elisabeth ao palácio em 1920 e o inusitado presente dos nobres à cidade: um casal de cisnes negros.

Os cisnes, não os originais, claro, estão lá e se exibem para os visitantes. Bernardo Valadares, 10, era um dos mais interessados nessas histórias. Disse que ficou impressionado com as pinturas e a enorme mesa de madeira do Salão de Banquete, na sua opinião, o espaço mais bonito.

Gabriel Renan, 11, acrescenta entre os espaços preferidos o quarto da rainha por causa de seu colorido, já Riquelme Vieira, 10, deslumbrou com a escadaria do hall, uma das obras-primas do palacete. Guardou inclusive detalhes de como ela foi feita na Alemanha, desmontada e trazida para ornar o palácio.

Camila Pimenta, auxiliar da biblioteca da Dora Tomich Laender acrescenta que, além da visita, os livros também mostram muitos pontos turísticos da cidade e rememoram essa história. Durante o passeio, ela atenta para as crianças lerem as informações dos totens e as datas dos acontecimentos.

O Educativo

As visitas Educativas são oferecidas a grupos de pessoas (acima de 10) que desejarem conhecer o Palácio da Liberdade por meio da mediação de um educador. Diferentes Instituições –  escolas, ONGs, empresas, igrejas etc – podem ter acesso a esse serviço oferecido pelo Educativo do Palácio da Liberdade. O Educativo é formado por educadores e estagiários de diversas  áreas do conhecimento. Para agendar a visita, basta preencher formulário específico disponível em nosso site. Após o envio do formulário um educador fará contato. A agenda para marcação das visitas mediadas será disponibilizada a partir do dia 05 de setembro, visando o agendamento para os meses de outubro e novembro/2023.

O Palácio da Liberdade está aberto à visitação, por meio do projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, Pronac 193896, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal. O patrocínio é da Copasa.

SERVIÇO

Visitas educativas no Palácio da Liberdade: de quarta a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Para grupos de 15 a 50 pessoas. Inscrições com agendamento prévio pelo link. Mais informações pelo e-mail pl.educativo@appa.art.br.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

PALÁCIO DA LIBERDADE – Antigo local de trabalho do governador de Minas Gerais, agora sediado no Edifício Tiradentes. O Palácio também foi residência de diversos chefes do executivo estadual e sua construção data do fim do século XIX. O prédio e os jardins são abertos à visitação pública gratuita. A edificação compõe o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

APPA – ARTE E CULTURA – A Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes é uma entidade sediada em Belo Horizonte, sem fins econômicos e com o propósito de viabilizar, promover e difundir a arte, a cultura e o patrimônio, democratizando o acesso e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico cultural nos âmbitos local, regional e nacional. Em 30 anos, já desenvolveu, gerenciou e executou com sucesso diversos mecanismos de financiamento cultural. Em sua trajetória, possui mais de 235 projetos realizados e mais de R$ 180 milhões geridos. Por meio de uma sólida parceria, a APPA atua, junto à Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes desde 1993.

Foto: Divulgação.