Dezoito obras estão sendo expostas no hall de entrada e na Galeria Rosa, além de “A Banhista”, no Jardim das Esculturas; confira a programação desta semana
A exposição “Esculturas”, do artista plástico Marco Aurélio R. Guimarães, se encerra neste domingo (6/8), no hall de entrada e na Galeria Rosa. Aberta em maio, a mostra apresenta 18 trabalhos inéditos do artista. As peças são originais e algumas têm tamanho 20% ou 30% acima do modelo humano, pesando entre 40 kg e 2 toneladas. O visitante ainda pode aproveitar a visita para explorar a mostra ” Projeto Acervo de Compositores – Música Mineira”, que fica em cartaz até o dia 13/8.
Entre as obras inéditas apresentadas na exposição “Esculturas” estão “Luxúria” (representa uma figura feminina que se oferece ao amor de forma velada, mas sensual e cativante, com um olhar de conquista e lascívia) e “Proximus” (retrata um homem que desdenha esse oferecimento de amor por estar absorto em pensamentos introspectivos quanto à finitude da vida, representada por um grande crânio de granito negro em que se apoia).
Outro destaque é a escultura “Travessura”, que representa um menino com os sapatos do pai e procura resgatar a criança que cada um de nós ainda traz dentro de si. Exposta no Salão Rosa, ela representa uma criança de cerca de dois anos, com altura total de 2,15 metros e pesando cerca de 2 toneladas. Há, ainda, no espaço Jardim das Esculturas do Palácio, inaugurado em 17 de maio, a obra “A Banhista”.
O Palácio da Liberdade está aberto à visitação, por meio do projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, Pronac 193896, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio da Fundação Clóvis Salgado, e Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Arte e Cultura. O patrocínio é da Copasa.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE VISITAÇÃO PÚBLICA
Visitação ao interior e aos jardins do Palácio: o acesso é pelo PORTÃO PRINCIPAL, com inscrições POR ORDEM DE CHEGADA para o interior da edificação.
Visita espontânea ao interior da edificação: quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) | Sábado e domingo, das 10h às 16h30, com último horário de entrada às 16h (acesso ao interior e aos Jardins gratuitos com grupos de, no máximo, 50 pessoas por vez).
Visita mediada ao interior e aos jardins: quinta e sexta-feira, às 16h30 | Sábado e domingo, às 11h e às 15h (acesso ao interior e aos Jardins gratuitos com grupos de, no máximo, 25 pessoas por vez).
Visita livre aos jardins: quarta a sexta-feira, das 12h às 18h, com encerramento da visita às 18h | Sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 10 às 18h, com encerramento da visita às 18h.
ATIVIDADES PARALELAS
Visitas educativas: de quarta a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Para grupos de 15 a 50 pessoas. O público-alvo são alunos da rede pública de ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio. Inscrições com agendamento prévio pelo link. Mais informações pelo e-mail pl.educativo@appa.art.br.
EXPOSIÇÃO PROJETO “ACERVO DE COMPOSITORES
Salão Aquário e Salão de Banquete: de 19/07 a 13/08. Quarta a sexta-feira,das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) / Sábado e domingo, das 10h às 16h30 (último horário de entrada às 16h). Os Jardins do Palácio: quarta e sexta-feira, das 12h às 18h, com encerramento da visita às 18h | Sábado e domingo, das 10h às 18h, com encerramento da visita às 18h.
EXPOSIÇÃO “ESCULTURAS”
Hall de entrada e Galeria Rosa do Palácio da Liberdade: De 24/05 a 06/08. Visita espontânea ao interior da edificação, de quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) | Sábado e domingo, das 10h às 16h30, com último horário de entrada às 16h (acesso ao interior e aos Jardins gratuitos com grupos de, no máximo, 50 pessoas por vez).
IMPORTANTE
O Palácio está FECHADO à visitação às segundas e terças-feiras. Todas as modalidades de visitação são GRATUITAS. Não é necessário retirar ingresso.
Foto: Leo Bicalho/Divulgação