Palácio da Liberdade promove programação de férias a partir de 19 de julho

Oficinas divertidas, visitas mediadas, contação de histórias e brincadeiras aguardam os visitantes do equipamento cultural; confira também a programação desta semana

O Palácio da Liberdade, sob a gestão da Fundação Clóvis Salgado, está repleto de atividades interessantes para as férias de julho. Oficinas, visitas mediadas, contação de histórias e brincadeiras são algumas das propostas pelo Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade, coordenado pela APPA – Arte e Cultura. A programação, “Férias no Palácio”, começa dia 19 e segue até 30 de julho, de quarta-feira a domingo, no horário regular de funcionamento do espaço.

O objetivo dessas atividades é proporcionar momentos de lazer e aprendizado para todos os visitantes, além de promover a educação patrimonial e fortalecer o senso de pertencimento e proteção em relação ao patrimônio histórico. “Com uma programação diversificada para atender ao público de diferentes faixas etárias e interesses, o Palácio da Liberdade segue na direção de se abrir cada vez mais para a sociedade“, diz Natalie Oliffson, da Fundação Clóvis Salgado, gestora do espaço.

Além de várias oficinas, as “Férias no Palácio” proporcionarão momentos de diversão com brincadeiras antigas de roda. O objetivo é promover a compreensão das crianças sobre patrimônio e inserção na história da cidade e de contação de histórias, estimulando a imaginação.

As inscrições para as oficinas devem ser efetuadas no local, com 30 minutos de antecedência. As atividades são gratuitas e as vagas limitadas. Menores de 13 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, que também poderão participar com as crianças.

A visitação faz parte do programa “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Copasa. A realização é do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fundação Clóvis Salgado e Circuito Liberdade, com a correalização da APPA – Arte e Cultura.

Confira a programação de férias do Palácio da Liberdade:

– Oficina “Galeria Dançante”: 

Oficina de dança contemporânea dentro do Palácio da Liberdade, que convida os participantes a criarem “obras de arte” com a própria dança, compondo os espaços e criando uma galeria dançante em diálogo com as esculturas e obras do espaço. O participante será convidado a descobrir novas formas de ocupar e perceber o Palácio. Observação: vestimenta adequada, confortável, de preferência calça e blusa de manga comprida.

Dia 19, das 14h às 16h (a partir de 15 anos)

– Oficina “Jardins Imaginados”: tendo como ponto de partida os jardins do Palácio, a oficina terá caráter de prática de criação, onde se investigará como nos relacionamos com a natureza em meio ao ambiente urbano. Cada pessoa vai escolher uma parte do espaço para investigar primeiro, a partir da experiência sensível e depois artisticamente, através do desenho, onde se poderá recriar e registrar as experiências realizadas.

Dias 19 e 28, das 14h às 15h30 (a partir de 6 anos)

– Oficina “E se esse Palácio fosse meu”: a oficina propõe  viajar no espaço e no tempo para conhecer o Palácio onde os governadores de Minas Gerais residiam e trabalhavam. Os participantes serão convidados a pensar como seria viver no Palácio passado e, depois,  imaginar como seria  o Palácio caso fosse a residência deles..

Dias 20 e 27, das 14h30 às 16h30 (a partir 6 anos)

 – Oficina “Cerâmica Fria”: na oficina, os participantes conhecerão os belíssimos vasos chineses que compõem o acervo do Palácio da Liberdade. Eles serão a inspiração para os visitantes que poderão soltar a sua imaginação e , a partir de técnicas básicas de trabalho com cerâmica fria, criar seus próprios vasos. 

Dia 20, das 14h às 16h (a partir de 8 anos)

– Oficina “Uma Caça aos Detalhes”: você sabe o que são símbolos? Que significados eles carregam? Essa oficina propõe  o exercício da curiosidade, da criatividade e da investigação a fim de educar o olhar crítico e perceptivo na identificação de símbolos presentes em diferentes espaços do Palácio da Liberdade. Nesta oficina, os participantes serão conduzidos a “caçar” símbolos e detalhes no Palácio da Liberdade, juntamente com um educador que contará as histórias e curiosidades por trás dos mesmos..

Dias 20 e 26, das 13h30 às 15h30 (a partir de 6 anos)

– Oficina “Brincando no Palácio da Liberdade”: a oficina pretende relembrar brincadeiras antigas de roda, que aos poucos vêm se perdendo com a urbanização da cidade e influência digitais no modo como as crianças brincam e se divertem. Com o convite, espera-se que as crianças se engajem no uso do corpo enquanto objeto brincante e que se envolvam nas brincadeiras propostas. No contexto Palaciano é possível relacionar a sua história, assim como seu uso como casa dos governadores, com a presença de crianças e suas práticas de lazer ao longo das tantas passagens de diversas famílias. Estas práticas de lazer foram se moldando com o tempo e ao longo do anos e muitas, apesar de não serem tão antigas, foram se distanciando das brincadeiras infantis da atualidade. Com essa relação é possível promover ocupação infantil nos jardins do Palácio, contribuindo para a compreensão das crianças sobre patrimônio, pertencimento e inserção na história da cidade.

Dia 21, das 14h30 às 16h30, e dia 26, das 14h30 às 16h (a partir de 6 anos)

– Oficina ” Impressão Botânica”: o Palácio da Liberdade é um dos espaços de Belo Horizonte que conta com um dos jardins históricos mais antigos da cidade, rico em diversas espécies botânicas, sendo grande parte delas nativas do Brasil, sendo algumas delas plantadas pelos próprios governadores. A partir disso, essa oficina tem como objetivo explorar os jardins do Palácio a partir da perspectiva de um jardim vivo. Refletindo sobre a materialidade das plantas, mas também sobre os elementos não materiais que compõem os jardins como o planejamento, o tempo, os sonhos, e as pessoas que já cuidaram e cuidam desse espaço. Refletindo e chamando a atenção do público para além do patrimônio edificado, estimulando o sensorial através do contato com a natureza e seus diferentes cheiros, texturas, cores e sons. Reconhecendo a importância dos jardins para a construção de sentido dentro da cidade. Estimulando os visitantes a refletir e perceber os jardins a partir das suas diferentes nuances, propondo ao final um exercício de impressão botânica no qual os visitantes poderão registrar sua passagem pelo Palácio a partir da impressão de algumas das folhas, flores e plantas que marcaram a sua visita aos jardins do Palácio da Liberdade.

Dia 21, das 14h30 às 16h30, e dia 26, das 14h30 às 16h (a partir de 6 anos)

– Oficina “O que está por trás da tela?”: visita mediada com foco em restauração. A oficina tem como foco explorar a materialidade dos objetos, assim como as técnicas de restauro já utilizadas tanto nas pinturas quanto nas paredes do Palácio da Liberdade. O visitante poderá conhecer detalhes das restaurações que aconteceram no Palácio da Liberdade e conhecer técnicas e ferramentas destes processos, incluindo a utilização de lanternas UV.A reflexão da luz UV é capaz de fazer saltar aos olhos o que não vemos na luz comum, descobrindo segredos encobertos pelo tempo.Ao final da visita, o grupo poderá ter a experiência de duas técnicas de reintegração cromática, utilizando as pinturas do Palácio como temática..

Visita mediada com foco em restauração, dia 28, das 13h30 às 15h30 (a partir de 15 anos)

– “Oficina de Encadernação”: na oficina, os participantes aprenderão a técnica de encadernação com costura artesanal,  produzirão as suas páginas  e depois irão costurá-las,  formando um caderno. As capas também serão confeccionadas com orientação dos mediadores e muita criatividade de quem participar.

Dia 19, das 13h30 às 15h30, e dia 21, das 14h às 16h (a partir de 6 anos)

– “Oficina de Stencil”: a oficina irá estimular a criação de um painel colaborativo, a partir da execução da técnica de stencil, usada nas pintura parietal do Palácio da Liberdade, onde cada participante irá realizar uma aplicação dos moldes previamente produzidos pela equipe. Além disso, será realizada também uma visita aos espaços expositivos nos quais a técnica foi utilizada.

Dia 21, das 13h30 às 15h30, e dia 27, das 13h30 às 15h (a partir de 6 anos)

– Oficina “Lacre do Bem”: o Palácio da Liberdade, em sua programação de férias, recebe a oficina Lacre do Bem. O projeto social foi idealizado por Julia Macedo, durante sua infância, e conquistou o Prêmio Bom Exemplo 2014, da TV Globo Minas. A oficina propõe estimular as habilidades das crianças abordando, de forma lúdica, a importância da reciclagem do alumínio e, ao mesmo tempo, colaborar com o meio ambiente e a solidariedade. A proposta é criar acessórios como pulseiras, colares e tiaras a partir de lacres de latas de alumínio e cápsulas de café solúvel. O projeto social Lacre do Bem, em seis anos, reciclou mais de 84 toneladas de lacres e 880 cadeiras de rodas.

Dia 22, às 10h (livre)

– “Contação de Histórias”: “Era uma vez …” Um poderoso convite ao mundo da fantasia e da imaginação! Contar e ouvir histórias: uma atividade que estimula o conhecimento, a reflexão, a aprendizagem, o hábito de escuta e o gosto pela leitura. Fortalece vínculos sociais, aproxima pessoas, amplia horizontes. Apropriando-se desse importante instrumento de mediação, preparamos historietas que falam da nossa relação com o planeta em que vivemos.

Dias 19, 20, 21 e 23, às 16h30 (livre)

– “Visita Teatralizada”: voltada para o público espontâneo, essa ação propõe uma viagem no tempo e espaço ao convidar personagens do passado para mediar a visita ao Palácio da Liberdade. Os visitantes serão surpreendidos por histórias e memórias contadas de  maneira lúdica, divertida e com propriedade, por personagens que já as vivenciaram.

Substituindo a visita regular, nos dias 28, 29 e 30, às 16h30 (livre)

– “Visita Mediada em Libras”:  tornar  as ações educativas acessíveis e inclusivas é um desafio e também um compromisso do Palácio da Liberdade. As visitas mediadas para o público espontâneo  realizada pela equipe do Educativo contará com o suporte de um intérprete de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.  As visitas serão oferecidas de acordo com o cronograma e não será necessário inscrição prévia.

Dias 22, 23, 29 e 30, às 14h (livre)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE VISITAÇÃO PÚBLICA

Visitação ao interior e aos jardins do Palácio: acesso pelo PORTÃO PRINCIPAL POR ORDEM DE CHEGADA para o interior da edificação.

Visita espontânea ao interior da edificação: quarta e sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) | Sábado e domingo, das 10h às 16h30, com último horário de entrada às 16h (acesso ao interior e aos Jardins gratuitos sujeito à lotação).

Visita mediada ao interior e aos jardins: quarta a sexta-feira, às 16h30 | Sábado e domingo, às 11h e às 15h (acesso ao interior e aos Jardins gratuitos).

Visita livre aos jardins: quarta e sexta-feira, das 12h às 18h, com encerramento da visita às 18h | Sábado e domingo, das 10h às 18h, com encerramento da visita às 18h.

ATIVIDADES PARALELAS

Visitas educativas: de quarta a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Para grupos de 15 a 50 pessoas. Inscrições com agendamento prévio pelo link. Mais informações pelo e-mail pl.educativo@appa.art.br.

EXPOSIÇÃO PROJETO “ACERVO DE COMPOSITORES

Salão Aquário e Salão de Banquete: de 19/07 a 13/08. Quarta a sexta-feira. das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) / Sábado e domingo, das 10h às 16h30 (último horário de entrada às 16h). Os Jardins do Palácio: quarta e sexta-feira, das 12h às 18h, com encerramento da visita às 18h | Sábado e domingo, das 10h às 18h, com encerramento da visita às 18h.

EXPOSIÇÃO “ESCULTURAS”

Hall de entrada e Galeria Rosa do Palácio da Liberdade: De 24/05 a 06/08. Visita espontânea ao interior da edificação, quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) | Sábado e domingo, das 10h às 16h30, com último horário de entrada às 16h (acesso ao interior e aos Jardins gratuitos).

IMPORTANTE

O Palácio está FECHADO à visitação às segundas e terças-feiras.

Todas as modalidades de visitação são GRATUITAS. Não é necessário retirar ingresso.

Foto: Poly Acerbi