Palácio da Liberdade terá visitas com intérprete em Libras em julho e agosto

Os passeios acontecem regularmente aos sábados e domingos e não há necessidade de agendamento prévio; confira os horários de visitação nesta semana

O Palácio da Liberdade, sob a gestão da Fundação Clóvis Salgado, anuncia a disponibilidade de visitas com intérpretes em Libras para o público com deficiência auditiva. Os passeios ocorrerão aos sábados e domingos, sem a necessidade de agendamento prévio, a partir de 1º de julho até 27 de agosto. As visitas guiadas contarão com o acompanhamento da equipe do Receptivo e Educativo da APPA – Arte e Cultura, responsável pela coordenação das atividades no espaço.

Essa iniciativa faz parte do projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, gerenciado pela  APPA – Arte e Cultura, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Copasa, segundo Gustavo Fantauzzi, coordenador de projetos da APPA.

Os intérpretes estarão disponíveis exclusivamente aos sábados e domingos, às 14h, para receber os visitantes. Além disso, o vídeo exibido durante as visitas espontâneas na Sala de Cinema do espaço cultural foi adaptado com audiodescrição. O curta-metragem apresenta um panorama da história do Palácio, além de adicionar curiosidades sobre o espaço, a capital mineira e a Praça da Liberdade.

A audiodescrição consiste na descrição das informações compreendidas visualmente e não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, movimento de câmera, créditos, títulos e informação escritas na tela.

“Além de promover a acessibilidade e inclusão do público surdo às visitas mediadas oferecidas ao público espontâneo do Palácio da Liberdade, esse projeto também aspira promover a sensibilização e a conscientização da população em geral. Com relação à equipe de atendimento, todos temos consciência da importância de nos prepararmos para receber todos os públicos”, afirma Suely Machado, coordenadora do Receptivo e Educativo do Palácio.

As primeiras visitas com intérprete de Libras foram realizadas em junho. No dia 16, o Educativo acompanhou 15 pessoas com deficiência auditiva da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e, no dia 22 foi a vez dos alunos da Escola Estadual Francisco Sales. Para as visitas escolares educativas, é necessário comunicar à equipe a necessidade do serviço de intérprete.

Desde 6 de julho de 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146), de 6 de julho de 2015, estabelece que os espaços das edificações devem atender às normas de acessibilidade em vigor. No Palácio, foram implementadas medidas para garantir a acessibilidade, como rampas nos torreões laterais para facilitar o acesso ao interior do edifício, bem como um elevador adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. Essas iniciativas visam promover a inclusão e garantir que todas as pessoas possam desfrutar plenamente do espaço.

O Palácio da Liberdade está aberto para visitação através de um projeto realizado em parceria entre o Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, por meio da Fundação Clóvis Salgado, e Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Arte e Cultura. O patrocínio é da Copasa.

Visitação espontânea com intérpretes em libras. Sábados e domingos, às 14h. Até 27/8. Julho: 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30/7. Agosto: 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27/8. Gratuita. Outras informações a respeito das visitas com intérpretes podem ser obtidas pelo email pl.educativo@appa.art.br. 

Confira o horário das visitas:

Visitação espontânea com intérpretes em libras: Sábados e domingos, às 14h. Até 27/8. Julho: 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30/7. Agosto: 5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27/8. Gratuita.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE VISITAÇÃO PÚBLICA

Visitação ao interior e aos jardins do Palácio: o acesso é pelo PORTÃO PRINCIPAL, com inscrições
POR ORDEM DE CHEGADA para o interior da edificação.

Visita espontânea ao interior da edificação: quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de
entrada às 17h) | Sábado, das 10h às 17h, e domingo, das 10h30 às 17h, com último horário de entrada às 16h30 (acesso ao interior e aos Jardins gratuitos com grupos de, no máximo, 50 pessoas por vez).

Visita mediada ao interior e aos jardins: quinta e sexta-feira, às 16h30 | Sábado e domingo, às 11h e às
15h (acesso ao interior e aos Jardins gratuitos com grupos de, no máximo, 25 pessoas por vez).

Visita livre aos jardins: quarta a sexta-feira, das 12h às 18h, com encerramento da visita às 18h | Sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 10h30 às 18h, com encerramento da visita às 18h.

SONS DO BRASIL

Neste sábado (8/7) e domingo (9/7), às 11h, acontecem apresentações musicais na Tenda dos Jardins do Palácio. No dia 8, show do Grupo Pé de Sonho, e no dia 9, Pablo Malta Sexteto, com participação de Bárbara Barcellos.

ATIVIDADES PARALELAS

Visitas educativas: de quarta a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Para grupos de 15 a 50
pessoas. O público-alvo são alunos da rede pública de ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio.
Inscrições com agendamento prévio pelo link. Mais informações pelo e-mail pl.educativo@appa.art.br.

EXPOSIÇÃO “ESCULTURAS”

Hall de entrada e Galeria Rosa do Palácio da Liberdade: De 24/05 a 06/08. Visita espontânea ao interior
da edificação, de quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) | Sábado, das 10h às 17h, e domingo, das 10h30 às 17h, com último horário de entrada às 16h30 (acesso ao interior e aos Jardins gratuitos com grupos de, no máximo, 50 pessoas por vez).

IMPORTANTE

O Palácio está FECHADO à visitação às segundas e terças-feiras.

Todas as modalidades de visitação são GRATUITAS. Não é necessário retirar ingresso.

Foto: Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade