O Ateliê de Restauração Aberto é uma ação educativa e sociocultural inovadora; no momento os restauradores realizam trabalhos nos Torreões
Desde a segunda quinzena de setembro, quando começou a ser revitalizado, o Palácio da Liberdade virou um Ateliê de Restauração Aberto. As reformas devem durar 18 meses e quem visitar o seu interior poderá ver de perto o trabalho dos restauradores Maura Saturnino, Matheus Santos e Denise Magda, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O restauro tem o acompanhamento técnico do restaurador Wagner Matias e da arquiteta Myrella Lage. O Palácio está aberto à visitação pública de quarta a sexta, das 12h às 17h30, e sábado e domingo, das 10h às 17h.
O Ateliê de Restauração Aberto é uma espécie de atelier visitável, para que a população possa participar de todo o processo e saiba o quão difícil e necessário é manter o patrimônio e a história. Trata-se de uma ação educativa e sociocultural inovadora e que tem sido usada em outros locais do Brasil pelo Instituto Biapó, responsável pela contratação da obra. A visitação não causa nenhum prejuízo no desenvolvimento do processo, já que o Ateliê de Restauração Aberto é todo organizado de forma a proteger o trabalho dos restauradores e a promover o conhecimento e a observação dos visitantes.
Segundo Luciane Andrade, diretora de Conservação e Restauração do Iepha-MG, nesse primeiro momento a restauração está sendo feita na parte interna do primeiro e segundo pavimentos, com foco nas pinturas artísticas, que passam por processo de limpeza, testes de materiais e reintegrações pontuais. “No primeiro pavimento estão sendo tratados os dois Torreões, o saguão principal da entrada e suas duas salas laterais. No segundo pavimento serão realizadas as restaurações das pinturas dos torreões, portais das salas principais, pintura danificada do Salão do Couro, Quarto do Governador e Quarto da Rainha”, informa.
O custo da obra de restauração é de cerca de R$10 milhões e é resultado de Ordem de Serviço assinada entre o Governo de Minas, por meio do Iepha-MG, e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Os recursos são advindos de medidas compensatórias ambientais direcionados pelo MPMG, por meio da Plataforma Semente, que viabiliza o investimento em iniciativas de preservação e proteção ao patrimônio cultural.
Inaugurado em 1898, o Palácio da Liberdade foi construído para sediar o Governo de Minas. A edificação está inserida em um espaço icônico da cidade, integrado ao conjunto de prédios construídos para abrigar as secretarias de Estado, após a transferência da capital de Ouro Preto para Belo Horizonte. O empreendimento reflete a influência francesa na arquitetura do período. A pintura e a decoração do edifício são do artista Frederico Antônio Steckel. Os jardins são do arquiteto paisagista Paul Villon. Por sua importância histórica, artística e arquitetônica, a edificação foi tombada pelo Iepha-MG em 1975.
O @palaciodaliberdademg está aberto à visitação e conta com patrocínio master da @aquitemcopasa, realização da Fundação Clóvis Salgado, @circuitoliberdade e @governomg. A correalização é da APPA – Arte e Cultura e Tato Marketing Eventos.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO PALÁCIO DA LIBERDADE NESTA SEMANA
Visita espontânea ao interior da edificação: quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) | sábado e domingo, das 10h às 17h (último horário de entrada às 16h30).
Visita livre aos jardins: quarta e sexta-feira, das 11 às 18h, com encerramento da visita às 18h | quarta-feira, sábado e domingo, das 10h às 18h, com encerramento da visita às 18h.
Visita mediada ao interior e aos jardins: quarta a sexta-feira, às 16h30 | sábado e domingo, às 11h e às 15h.
Visita mediada ao interior e aos jardins: quarta a sexta-feira, às 16h30 | sábado e domingo, às 11h e às 15h.
ATIVIDADES PARALELAS
Visitas educativas: de quarta a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Para grupos de 15 a 50 pessoas. O público-alvo são alunos da rede pública de ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio. Inscrições com agendamento. Mais informações pelo e-mail pl.educativo@appa.art.br.
IMPORTANTE
O Palácio está FECHADO à visitação às segundas e terças-feiras. De quarta-feira a domingo, o acesso é GRATUITO pelo PORTÃO PRINCIPAL, com realização de cadastro POR ORDEM DE CHEGADA para o interior da edificação e SUJEITO À LOTAÇÃO. Não é necessário retirar ingresso.
Foto: Olavo Maneira / Divulgação