Palácio da Liberdade participa no dia 19 da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

Evento vai acontecer toda segunda quinta-feira do mês em diversos equipamentos culturais da capital mineira e do interior do Estado; na data, horário de funcionamento do Palácio é estendido até as 21h

O Palácio da Liberdade irá integrar a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas no dia 19, às 19h30, com visita mediada acessível, com tradução em Libras, realizada pelo Receptivo do Palácio. Em sua segunda edição, o evento vem com novidades: passa a ocorrer toda segunda quinta-feira do mês. São 42 atividades realizadas em 40 equipamentos culturais em 12 das 13 regiões de Minas Excepcionalmente no Palácio, o horário de visitação será estendido até as 22h.

Segundo Natalie Oliffson, gerente do Circuito Liberdade, na capital mineira, o público poderá vivenciar e conhecer os museus e bibliotecas do Circuito Liberdade no período noturno. “Sem dúvida, é uma excelente oportunidade, sobretudo para quem trabalha o dia inteiro”, destaca. 

Do circuito ainda participam outros sete equipamentos: Biblioteca Pública Estadual, Centro de Arte Popular, Palácio das Artes, Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Museu dos Militares Mineiros.

“Nosso horário  de funcionamento é das 12h às  21h, sendo que às 19h30 haverá visita mediada acessível, com tradução em Libras, para o público espontâneo. Para nós é muito importante participar desse projeto, que visa a democratização dos espaços culturais da nossa cidade. Esperamos que com o horário ampliado, mais pessoas, inclusive trabalhadores e estudantes, tenham a oportunidade de visitar-nos e se encantarem com o Palácio”, salienta Suely Monteiro, coordenadora do Receptivo.

A iniciativa é uma ação do Governo de Minas, com realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS).

“Queremos trazer o público que não tem o hábito de ir a museus e bibliotecas. Estender o horário à noite é uma forma de possibilitar isso, estimulando as pessoas a conhecerem e frequentarem ainda mais os espaços da cultura de Belo Horizonte e de outras 30 cidades de Minas”, pontuou Leônidas Oliveiras,  secretário de Estado de Cultura e Turismo.

O secretário também acrescentou que o projeto tem o potencial de se consolidar como mais um atrativo cultural e turístico. “A ideia é viabilizar também não só uma ida ao museu, mas uma experiência, com as artes dialogando entre si e com os museus e bibliotecas. A música, o teatro e a literatura, em transversalidade, podem fazer com que mais pessoas se interessem e tenham um despertar para nossos espaços museológicos”, concluiu Oliveira.

O @palaciodaliberdademg está aberto à visitação e conta com patrocínio master da @aquitemcopasa, realização da Fundação Clóvis Salgado, @circuitoliberdade e @governomg. A correalização é da APPA – Arte e Cultura e Tato Marketing Eventos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE VISITAÇÃO PÚBLICA

Visitação ao interior e aos jardins do Palácio: o acesso é GRATUITO pelo PORTÃO PRINCIPAL, com cadastro realizado POR ORDEM DE CHEGADA para o interior da edificação e SUJEITO À LOTAÇÃO.

Visita espontânea ao interior da edificação: quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) | sábado e domingo, das 10h às 17h, com último horário de entrada às 16h30.

Visita livre aos jardins: quarta a sexta-feira, das 12h às 18h, com encerramento da visita às 18h | sábado e domingo, das 10 às 18h, com encerramento da visita às 18h.

Visita mediada ao interior e aos jardins: quarta a sexta-feira, às 16h30 | sábado e domingo, às 11h e às 15h.

ATENÇÃO: O acesso ao interior do Palácio da Liberdade e aos Jardins é gratuito e sujeito à lotação. Não é necessário retirar ingresso. É exigido apenas um cadastramento na hora da visita. 

ATIVIDADES PARALELAS

Visitas educativas: de quarta a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Para grupos de 15 a 50 pessoas. O público-alvo são alunos da rede pública de ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio. Inscrições com agendamento prévio pelo link. Mais informações pelo e-mail pl.educativo@appa.art.br.

IMPORTANTE

O Palácio está FECHADO à visitação às segundas e terças-feiras. Todas as modalidades de visitação são GRATUITAS. Não é necessário retirar ingresso.

NOITE MINEIRA DE MUSEUS E BIBLIOTECAS

No dia 19 (quinta-feira), às 19h30, com visita mediada acessível, mediada em Libras. A visitação começa às 12h e se estende até as 21h.

Foto: Educativo do Palácio/Divulgação