“Adaptat” faz parte do Festival Acessa BH e Sons do Brasil terá shows na tenda; confira a programação de visitação desta semana
O morador de Belo Horizonte ou turista que visitar o Palácio da Liberdade neste final de semana terá um plus a mais de lazer e entretenimento. De 22 a 24 de setembro, os espaços do palacete eclético recebem dois eventos: no dia 22, o espetáculo “Adaptat”, inserido no mês da acessibilidade, e nos dias 23 e 24, o Festival “Já Raiou a Liberdade – Sons do Brasil”, que ocuparão os jardins e tenda do Palácio respectivamente.
Na esteira do espetáculo “Adaptat”, nos dias 22 e 30 de setembro, às 14h, o Educativo do Palácio da Liberdade vai oferecer uma visita guiada em Libras para o público com deficiência auditiva conhecer os espaços do monumento. As primeiras visitas com intérprete de Libras ocorreram em junho, julho e agosto no interior do Palácio.
“Adaptat”
“Adaptat”é um dos espetáculos do Festival Acessa BH, evento de arte e cultura que busca contemplar a diversidade e inclusão, trazendo produções protagonizadas por artistas com deficiência e oferecendo recursos de acessibilidade ao público em toda a programação: Libras, legendas, audiodescrição e acessibilidade física. O evento ocorre às 16h, nos jardins do palácio, com apresentação de 30 minutos da artista de Lívea Castro, do Nó Movimento em Rede.
“Sons do Brasil”
O final de semana reserva o retorno aos palcos do Festival “Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil”. Os shows ocorrem no Grande Teatro Cemig, na tenda do Palácio da Liberdade e no Memorial Minas Gerais Vale, em BH, e no Museu Boulieu, em Ouro Preto. No repertório, MPB, forró e música afro-brasileira. Para os dois shows no Palácio, a retirada de ingressos deverá ser feita pela plataforma Sympla, também a partir das 12h de sexta-feira (22/9).
No dia 23/9, o Palácio recebe o grupo Acauã Ranne & Os Cria, com sonoridades que exploram a riqueza cultural brasileira, e o grupo Afrocidade, que apresenta uma mistura de ritmos ancestrais e influências contemporâneas. Já no dia 24/9, as crianças poderão se divertir com o sucesso do MPBaixinhos. À tarde, Chris Cordeiro e Projeto Xote das Meninas convidam Anastácia para uma colaboração que é um convite para dançar.
O Palácio da Liberdade está aberto à visitação, por meio do projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, Pronac 193896, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal. O patrocínio é da Copasa.
Serviço
22/9 (sexta-feira), nos Jardins do Palácio
16h: Adaptat, de Lívea Castro, do Nó Movimento em Rede
FESTIVAL JÁ RAIOU A LIBERDADE – OS SONS DO BRASIL
23/9 (sábado), na Tenda do Palácio
16h: Acauã Ranne & Os Cria
18h30:Afrocidade
24/9 (domingo), na Tenda do Palácio
11h: MPBaixinhos
15h: Chris Cordeiro e Projeto Xote das Meninas convidam Anastácia
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE VISITAÇÃO PÚBLICA
Visitação ao interior e aos jardins do Palácio: o acesso é GRATUITO pelo PORTÃO PRINCIPAL, com inscrições POR ORDEM DE CHEGADA para o interior da edificação e SUJEITO À LOTAÇÃO.
Visita espontânea ao interior da edificação: quarta a sexta-feira, das 12h às 17h30 (último horário de entrada às 17h) | sábado e domingo, das 10h às 17h, com último horário de entrada às 16h30.
Visita mediada ao interior e aos jardins: quinta e sexta-feira, às 16h30 | sábado e domingo, às 11h e às 15h.
Visita livre aos jardins: quarta a sexta-feira, das 12h às 18h, com encerramento da visita às 18h | sábado e domingo, das 10 às 18h, com encerramento da visita às 18h.
Visitação com intérpretes em libras: nos dias 22 (sexta) e 30 (sábado), às 14h.
ATIVIDADES PARALELAS
Visitas educativas: de quarta a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Para grupos de 15 a 50 pessoas. O público-alvo são alunos da rede pública de ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio. Inscrições com agendamento prévio pelo link. Mais informações pelo e-mail pl.educativo@appa.art.br.
IMPORTANTE
O Palácio está FECHADO à visitação às segundas e terças-feiras. Todas as modalidades de visitação são GRATUITAS. Não é necessário retirar ingresso.
Foto: Iury Taylan/Divulgação