Palácio da Liberdade retoma as visitas educativas de quarta a sexta-feira

Visitação regular acontece de quarta-feira aos domingos, sem necessidade de retirada de ingressos; confira os horários

O Palácio da Liberdade, um dos principais cartões-postais da cidade, voltou nesta semana com as visitas educativas. Segundo o Receptivo e Educativo do monumento, elas serão retomadas de quartas às sextas, pela manhã e à tarde. Para as escolas interessadas em participar do programa, o agendamento prévio deve ser feito pelo e-mail pl.educativo@appa.ar.br

Com abertura dos portões às 12h, a Fundação Clóvis Salgado (FCS), responsável pela administração do espaço, espera estimular as visitas na hora do almoço do público que mora e trabalha na sua proximidade. Desde que ganhou status de centro cultural, o acess do público ao palacete é feito pelo portão principal, sem necessidade de retirada de ingressos.

Estão programadas visitas de alunos da escolas estaduais Carlos Drummond de Andrade e Pedro de Alcântara Nogueira nesta quarta-feira (15) e da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade e do Grupo Jovens Aprendizes Divina Providência na quinta-feira (16). Na sexta-feira (17), é a vez de pessoas portadores de deficiência da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade.

Segundo Núbia Fraga e Michelle Santos, do Educativo e Receptivo, ao pensar em espaços culturais, deve-se refletir sobre a importância de sua apropriação para a formação cidadã. “Segundo Milton Campos, é necessário que os jovens criem uma identidade com a cidade junto a seus espaços culturais, ou seja, carece a construção de um sentimento de pertencimento a esses espaços. Dessa maneira, a educação cumpre um papel fundamental, não apenas ampliando os espaços como também as formas de atuação dos educadores”.

Além disso, o Palácio da Liberdade traz consigo significado na história de Belo Horizonte. “É através de visitas escolares e educativas queos jovens são possibilitados a conhecer espaços culturais, que muitas vezes lhes são fechados, metaforicamente, pela dificuldade de acesso. Além disso, espaços como o Palácio da Liberdade podem levar seus visitantes a reflexões aprofundadas: tanto pelo teor crítico apresentado acerca da criação da cidade, como pelos significados que acompanham o abrir dos portões para visitação”, destaca as duas.

Como foi anunciado recentemente, o Palácio da Liberdade passará por uma restauração. Segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), as obras estão previstas para começar ainda este semestre, devem durar cerca de um ano e serão executadas por etapas, sem a necessidade de fechamento do monumento ou de interrupção da visitação.

Atrativos

O imóvel, inaugurado em 1898 e projetado pelo arquiteto José de Magalhães, conta com arquitetura eclética, refletindo a influência do estilo francês da época, com requintes de acabamento e riqueza de elementos decorativos. Nas visitas, os alunos poderão conhecer os jardins projetados pelo paisagista Paul Villon e os detalhes do interior da edificação.

Em seu interior podem ser vistos candelabros em bronze dourado, piso em parquet, lustres em cristal, painéis alegóricos, torreões, o luxuoso Salão de Banquete e a belíssima escadaria principal com flores e folhagens de ferro batido construída na Bélgica, o rico mobiliário e as paredes com pinturas que falam de liberdade, fraternidade, ordem e progresso.

A realização é do Ministério da Cultura, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado e Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Arte e Cultura. Viabilizado pelo projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, Pronac 193896, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. O patrocínio é da Copasa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE VISITAÇÃO PÚBLICA

Visitação ao interior e aos jardins do Palácio: o acesso é pelo portão principal, com inscrições por ordem de chegada para o interior da edificação.

Visita espontânea: quarta a sexta-feira, das 12h às 17h | Sábado e domingo, das 10h às 17h (acesso ao interior e aos Jardins gratuito com grupos de, no máximo, 50 pessoas por vez).

Visita mediada: quinta e sexta-feira, às 15h | sábado e domingo, às 11h e às 15h (acesso ao interior e aos Jardins gratuito com grupos de, no máximo, 25 pessoas por vez).

Visita livre aos jardins: quarta a sexta-feira, das 12h às 18h | Sábado e domingo, das 10h às 18h.

ATIVIDADE PARALELA

Visitas educativas: de quarta a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Para grupos de 15 a 50 pessoas. O público-alvo são alunos da rede pública do ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio. Inscrições com agendamento prévio pelo link. Mais informações pelo e-mail pl.educativo@appa.art.br.

ATENÇÃO

O Palácio está FECHADO à visitação às segundas e terças-feiras.

Todas as modalidades de visitação são gratuitas. Não é necessário retirar ingresso.

Foto: Filipe Matos/Divulgação